O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Goiás (CsU|UEG) aprovou na 171ª sessão plenária, realizada no dia 18 de setembro, o Código de Ética da instituição.
Confira aqui o Código de Ética da UEG.
O documento expressa os valores e princípios éticos que norteiam a Universidade e representa o compromisso da instituição com o respeito mútuo, a integridade, a responsabilidade social e a excelência acadêmica.
A elaboração do Código de Ética da UEG envolveu a participação ativa de docentes, discentes, servidores técnico-administrativos e demais membros da comunidade acadêmica, refletindo um processo democrático e colaborativo.
Além de estabelecer diretrizes claras e orientações éticas para guiar o comportamento e as relações dentro da Universidade, promovendo um ambiente de trabalho e estudo saudável, justo e respeitoso, o código aborda uma ampla gama de questões éticas, desde os membros da comunidade, até a responsabilidade ambiental e a transparência nas relações institucionais.
O coordenador de Compliance e Gerente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, prof. Murilo Sérgio Vieira Silva, destaca a importância do documento para a universidade. "O Código de Ética da UEG contribuirá como um eixo norteador para as ações da comunidade acadêmica tendo como base os fundamentos de integridade, respeito, excelência acadêmica, responsabilidade social e a promoção dos direitos humanos", afirma.
I Prêmio “Ética e Responsabilidade”
Concomitantemente à elaboração do Código de Ética, a Universidade Estadual de Goiás foi contemplada com a classificação Diamante no I Prêmio "Ética e Responsabilidade", promovido pela Controladoria Geral do Estado. A classificação é a mais alta conferida pelo Estado e reflete o compromisso da universidade com a ética e responsabilidade em suas ações.
A premiação busca promover a participação ativa dos servidores dos órgãos e entidades integrantes do Programa de Compliance Público na internalização de princípios e valores éticos próprios da Administração Pública e no desenvolvimento de atividades focadas na atuação responsável, em conformidade com os padrões éticos, morais e legais.
Para a universidade, a classificação Diamante e a publicação do Código de Ética são passos importantes para a concretização de uma cultura de respeito e para a prevenção de transgressões disciplinares, ilícitos ou atos lesivos contra a Administração, bem como para o incremento de atividades de solução consensual de conflitos.
(Comunicação Setorial|UEG)