Uma pesquisa conduzida pelo professor Eduardo Henrique Barbosa de Vasconcelos, docente do curso de História do Câmpus Sudoeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com sede em Quirinópolis, foi destaque na imprensa nacional no último dia 2 de setembro, em publicação da Revista Veja.
A reportagem abordou as realizações do médico cearense Joaquim Antonio Alves Ribeiro (1830-1875), primeiro brasileiro nato formado em Medicina pela Universidade de Harvard, em 1853. As atividades e o percurso científico do médico foram objeto da tese de doutorado em História do professor da UEG, defendida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e publicada recentemente em livro, sob o título "A ciência peculiar de Joaquim Antonio Alves Ribeiro: Ceará – Harvard".
Além de ter sido o primeiro médico brasileiro formado em Harvard, Ribeiro retornou ao Brasil e passou a aplicar seus conhecimentos médico-científicos para transformar a realidade brasileira. Entre suas principais ações, foi responsável por instituir um Museu de História Natural – espaço onde as pesquisas científicas eram realizadas no Brasil antes de passarem a ser conduzidas em universidades e laboratórios de pesquisas. Também criou o periódico médico-científico "A Lanceta", inspirado no jornal inglês "The Lancet", além de importar equipamentos para realizar experiências pioneiras com o éter, a fim de eliminar a dor de pacientes em procedimentos cirúrgicos.
Confira mais informações sobre a pesquisa e o livro do professor Eduardo Henrique Barbosa de Vasconcelos no seu portal na internet.
Sobre o professor
Eduardo Henrique Barbosa de Vasconcelos é doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestre em História das Ciências e da Saúde pela Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz|RJ); graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editor-assistente e membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de História (RBH|Anpuh). Professor do curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), ministra disciplinas relacionadas a Historiografia, Teoria da História, Historiografia Brasileira, História das Ciências e História do Brasil. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, História das Ciências, Teoria da História, Historiografia e História Cultural. Faz parte do grupo de pesquisa em Teoria da História e Historiografia (GPETH) da UEG; do grupo de pesquisa Historiografia Brasileira, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e dos grupos de História e Literatura da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
(Comunicação Setorial|UEG)