A professora Dra. Viviane Silvestre e o professor Dr. Ariovaldo Lopes, coordenadora e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (Ielt|UEG), estão participando, de 11 a 16 de agosto, do 21° Congresso Mundial da Associação Internacional de Linguística Aplicada (Aila), em Kuala Lumpur, na Malásia.
Esse movimento de busca de expansão do conhecimento e de novos contatos e parcerias acadêmicas está alinhado com as políticas de internacionalização da universidade. Os professores da UEG apresentam trabalhos relacionados às pesquisas que desenvolvem no Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias, onde atuam como docentes e pesquisadores na linha de pesquisa Linguagem e Práticas Sociais.
Entre os cerca de 1.500 participantes do congresso, 184 solicitaram auxílio da Aila por meio do programa denominado Solidarity Awards, dos quais 50 foram selecionados, sendo 14 da América Latina. Entre os contemplados estão os trabalhos da profa. Viviane e do prof. Ariovaldo. O auxílio da Aila foi complementado com recursos do Pró-Programas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG para que fosse possível a participação presencial dos professores no evento.
O Congresso Mundial da Aila é realizado a cada três anos e, nesta edição, pesquisadores e professores de línguas do mundo todo se mobilizam em torno do tema Linguistic Diversity, Equity, Inclusion and Susteinability (Diversidade linguística, equidade, inclusão e sustentabilidade).
(Comunicação Setorial|UEG)