INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA OS/AS AUTORES/AS:
Inscrições para apresentações de trabalhos: podem ser realizadas através do link - https://www.eventos.ueg.br/publico/show/1005
Edital para submissão de trabalhos: Edital_de_submissao_de_trabalhos_II_Dialogos_Academicos_em_DH_
Observações:
NORMAS A SEREM SEGUIDAS NOS RESUMOS EXPANDIDOS:
O arquivo com resumo expandido em formato .doc deverá conter, obrigatoriamente:
(a) Título do trabalho;
(b) Texto do Resumo (simples ou prévio de artigo) de, no mínimo, 3 (três) páginas e, no máximo, 5 (cinco) páginas, sem contar referências.
(c) Deverá conter os seguintes elementos obrigatórios: introdução, problematização, justificativa, objetivos, metodologia, referencial teórico, considerações finais.
(d) Palavras-chave (entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por vírgulas);
(e) Fonte: Times New Roman, 12;
(f) Espaçamento: 1,5;
(g) Atenção às normas da ABNT, respeitando o modelo referencial autor-data.
(h) Os trabalhos podem ser enviados nos idiomas português ou espanhol.
Os artigos científicos deverão ser encaminhados em arquivo .doc e deverão conter os seguintes elementos e a seguinte forma:
(a) Título do trabalho em português ou em espanhol, resumo simples, palavras-chave (entre 3 e 5, separadas por vírgulas), introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.
(b) Mínimo de páginas (incluindo elementos pré e pós-textuais): 15;
(c) Máximo de páginas (incluindo elementos pré e pós-textuais: 20;
(d) Fonte: Times New Roman, 12;
(e) Espaçamento: 1,5;
(f) Margem: sup 3; esq 3; inf 2; dir 2;
(g) Citações diretas: fonte Times New Roman 10, recuo de 4 centímetros, sem espaço anterior ao parágrafo citado e com um espaço 1,5 depois da citação;
(h) As notas de rodapé devem ser somente explicativas;
(i) Atenção às normas da ABNT, respeitando o modelo referencial autor-data;
(j) Os trabalhos podem ser enviados nos idiomas português ou espanhol.
GT 1: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS:
Esse grupo de trabalho foi criado com a intenção de discutir diferentes temas que estão englobados na Educação em Direitos Humanos (EDH), tais como, currículo escolar em EDH, metodologias de ensino mais adequadas à EDH, Avalição, planejamento participativo sob a perspectiva da EDH, análises dos Planos Nacional, estaduais e municipais de EDH, etc.
GT 2: JUSTIÇA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS:
A justiça social e os direitos humanos são conceitos interligados que buscam promover a igualdade, a dignidade e o bem-estar das pessoas em sociedade. Embora sejam distintos, eles frequentemente se complementam e se relacionam em diversos aspectos. Nesse sentido, esse grupo de trabalho visa discutir temas como: imigração, gênero, religião, igualdade perante a lei, liberdades fundamentais (de expressão, de consciência, etc), direito à educação, à saúde, políticas públicas para a promoção da justiça social, ações para a correção das desigualdades sistêmicas e estruturais, pobreza, sexismo e exclusão, entre outros.
GT 3: DEMOCRACIAS, RESISTÊNCIAS E DIREITOS HUMANOS:
A relação entre democracia e resistência social é complexa e multifacetada. Em uma democracia, as pessoas têm o direito fundamental de expressar suas opiniões, protestar e resistir pacificamente contra políticas governamentais ou práticas que consideram injustas ou prejudiciais. A democracia oferece um ambiente propício para a expressão da resistência social, pois permite a liberdade de expressão, assembleia e associação. Tendo como base essas considerações, os temas a serem discutidos nesse grupo de trabalho são: Mecanismos Democráticos de Mudança, eleições e processos legislativos democráticos, movimentos sociais, sistemas políticos, participação eleitoral, lobby ou advocacy, supervisão pública e responsabilidade, desafios à Democracia, instrumentos de resistência social, entre outros.
GT 4: RACISMO ESTRUTURAL:
O racismo estrutural é um conceito que descreve como o racismo está incorporado nas estruturas e instituições da sociedade, criando disparidades sistemáticas e persistentes com base na raça. Diferentemente do racismo interpessoal, que se manifesta em atitudes e comportamentos discriminatórios de indivíduos, o racismo estrutural é enraizado em políticas, práticas e sistemas que perpetuam desigualdades raciais de forma sistemática e muitas vezes inadvertida. Aqui estão alguns aspectos importantes do racismo estrutural que serão discutidos nesse grupo de trabalho: Invisibilidade, normalização e práticas cotidianas, Desigualdades em Diversos Domínios: Educação (Desigualdades no financiamento escolar, acesso a oportunidades educacionais e disciplina escolar discriminatória), Justiça Criminal (Disparidades na aplicação da lei, prisões em massa e sentenças mais severas para pessoas de cor), Habitação (Discriminação habitacional, segregação residencial e disparidades no acesso à moradia de qualidade), Emprego: (Discriminação no mercado de trabalho, diferenças salariais, falta de oportunidades de promoção), Saúde (Disparidades de saúde, acesso limitado a cuidados médicos e disparidades nos resultados de saúde), História e Perpetuação do racismo (escravidão, colonialismo e segregação racial), Impactos Multigeracionais do racismo estrutural, Desumanização e Estereotipação e Esforços para Combater o Racismo Estrutural.