No último dia 28 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aprovou a proposta da Universidade Estadual de Goiás (UEG) para incluir o curso de doutorado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (Teccer).
O Teccer existe desde 2013 e já formou mais de 140 mestres. A partir de 2024, está credenciado a iniciar as atividades no nível de doutorado, o que deve acontecer ainda no primeiro semestre, assim que a portaria for publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com essa aprovação, a UEG passa oferecer 3 doutorados, além de 17 mestrados na pós-graduação stricto sensu.
Para a profa. Dra. Poliene Bicalho, coordenadora do Teccer, a aprovação é motivo de alegria e marca o crescimento da Universidade. "A aprovação representa muito por se tratar de um espaço de formação em nível superior gratuita e que alcança qualidade, reconhecimento e respeito a cada ano que passa. Agora, a comunidade terá a oportunidade de também cursar um doutorado nas mesmas condições", comentou.
A professora comentou ainda que há mais por vir. "O doutorado do Teccer será a ponta do iceberg, de um trabalho que vem se realizando dia após dia, nos vários câmpus e unidades da UEG, com muita pesquisa, ensino e extensão, que são marcas indeléveis da história da Universidade. E quem mais ganhará com essa conquista será a população anapolina e região", finalizou.
Para o prof. Dr. Claudio Stacheira, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, a aprovação evidencia resultados do planejamento e da ação institucional articulada. “Esse curso de doutorado no Teccer, um importantíssimo programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Goiás, é a evidência do amadurecimento do trabalho planejado e em sintonia entre a Coordenação do Programa, a Pró-Reitoria e o Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas, para o fortalecimento da pesquisa e pós-graduação na UEG”, disse.
“A UEG é uma universidade que entende de Goiás e dos goianos. Essa é nossa vocação e nossa competência. O Cerrado é um domínio de conhecimento central nesse contexto. Por isso, a criação do curso de doutorado do Teccer é uma etapa estruturante do projeto institucional que trabalha para consolidar a UEG como universidade a serviço da sociedade de Goiás e da vida sustentável no Cerrado”, complementa o pró-reitor.
Teccer
O Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado da Universidade Estadual de Goiás (Teccer|UEG) tem a natureza acadêmica interdisciplinar e os propósitos da capacitação e formação de profissionais para atuarem na docência do ensino superior, na pesquisa científica e no desenvolvimento de atividades multidisciplinares inerentes às áreas afins ao Programa.
O Teccer tem ainda por finalidade formar pesquisadores de alto nível no domínio interdisciplinar de Territórios e Expressões Culturais no Cerrado; contribuir para a formação de professores de alto nível profissional; estimular a ambiência universitária e propiciar condições permanentes de atualização, aperfeiçoamento e especialização aos graduados da região; produzir conhecimentos nos domínios específicos dentro das linhas de pesquisa oferecidas pela área de concentração do curso; promover a divulgação e intercâmbio da produção científica do curso.
O Programa propõe ampliar as perspectivas de análise, apresentando um caráter interdisciplinar, com enfoque no Cerrado, englobando diversas áreas do conhecimento – História, Geografia, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Sociologia, Teologia e Biologia – e tem como foco principal o Cerrado brasileiro, concebido como um “domínio”, em que se entrecruzam história, natureza, cultura e sociedade. Desse modo, o objetivo do Programa é propor um estudo do Cerrado a partir de categorias teórico-metodológicas das ciências humanas e das ciências sociais, que dê conta de suas particularidades históricas, ambientais, culturais e sociais.
(Comunicação Setorial|UEG)