Inscrições: https://eventos.ueg.br/publico/show/583
Links para acessar as atividades do Evento:
Dia 21 de Fevereiro 19:00h (Conferência de Abertura - Ao vivo pelo YouTube)
CONFERÊNCIA DE ABERTURA - Globalização e Democracia em Redes
Dia 22 de Feveriero 19:00h (Palestras simultâneas ao vivo pelo Google Meet (Participar de apenas uma))
PROGRAMAÇÃO
CONFERÊNCIA DE ABERTURA dia 21/02
Palestrante: DANIEL BERGAMASCO (Jornalista, autor de livro e Diretor da Revista GQ Brasil)
Tema: Me Engana Que Eu Posto - Os truques das notícias falsas para enganar o público
CV: Daniel Bergamasco é jornalista graduado pela Unesp e atualmente dirige a revista GQ Brasil. Antes, passou por Folha de S.Paulo, Veja São Paulo e Veja. Cursou um MBA em Inovação pela FIA e é autor do livro “Da Ideia ao Bilhão - Estratégias, Conflitos e Aprendizados das Primeiras Start-ups Unicórnio do Brasil” (ed. Porfolio Penguin).
PALESTRAS DO DIA 22/02
Palestrante: prof. Dr. FRANCISCO ILÍDIO FERREIRA ROCHA (docente e coordenador do curso de Direito de Coxim da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
Tema: Crimes digitais
CV: bacharel em Direito (1998) e especialista em Ciências Criminais (1999) pela Universidade Federal de Uberlândia; é mestre em Direito Público pela Universidade de Franca (2004) e doutor em Direito Penal pela PUC-SP (2014). Atua na vocação do magistério jurídico por mais de duas décadas, sendo, atualmente, professor adjunto na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), na qual também desenvolve a atividade de coordenador do Curso de Direito CPCX/UFMS. É escritor de diversos livros, dentre os quais destacam-se "Crimes contra as Finanças Públicas" (Ed. D´Plácido), "Manual de Biodireito" (Ed. D'Plácido) e Teoria Geral da Norma Penal (LAECC).
Palestrante: Thyago Souza é o Fundador da Souza Assessoria Contábil, empresa especializada em contabilidade digital e Co-fundador da Agregar Negócios, consultoria especializada em transformação de empresas.
Tema: O que você precisa saber sobre Contabilidade Digital
Nos mais de 20 anos de carreira desenvolveu uma vasta expertise em gestão de negócios e já ajudou centenas de empreendedores a alavancarem seus resultados. E atualmente atua também como consultor em desenvolvimento de alta performance para empreendedores do segmento contábil.
Palestrante: Lívia Neiva
Tema: O que nós fazemos na internet e o que a internet faz com a gente
Mestre em "Educação, Linguagem e Tecnologias" pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Educação a Distância pela Unidade do SENAC Distrito Federal (2011), graduada em Comuniação Social (habilitação Rádio e TV) pela Universidade Federal de Goiás(2002). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: midias e educação, novas tecnologias na sala de aula, educomunicação, uso do rádio em contexto escolar, mobile learning, ambientes virtuais de aprendizagem e educação a distância.
PALESTRA DO DIA 23/02
Palestrante: prof. Dr. PEDRO PULZATTO PERUZZO (docente na Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
Tema: Democracia em Rede
CV: Professor Titular Categoria A1 da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito (PPGD), vinculado à linha de pesquisa "Cooperação Internacional e Direitos Humanos". Líder do grupo de pesquisa CNPq "Saúde, Direitos Humanos e Vulnerabilidades" e membro do grupo de pesquisa "Direito num mundo globalizado" (CNPq/PUC Campinas). Na graduação da Puc-Campinas, atua como professor das disciplinas Direitos Humanos, Prática em Direitos Humanos e Metodologia Jurídica. Doutor (2015) e mestre (2011) em Direito pela Universidade de São Paulo-USP. Desde 2011, tem atuação como advogado popular, tendo atuado junto a grupos indígenas do Mato Grosso do Sul e de indígenas em contexto urbano nas periferias de São Paulo. Durante o doutorado, realizou estágio em pesquisa na Faculdade de Educação da Universidade de Alcalá - Espanha - entre janeiro e fevereiro de 2015, pesquisando experiências de educação inclusiva de imigrantes e ciganos. Entre 2013 e 2016, atuou como assistente técnico da Coordenação de Educação em Direitos Humanos (SMDHC) na Prefeitura de São Paulo, com funções especificamente voltadas à formação da Guarda Civil Metropolitana em direitos humanos e com educação étnico racial junto à Secretaria Municipal de Educação. Atualmente é advogado voluntário do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), exercendo representação da entidade junto à Comissão Permanente de Monitoramento e Ações na Implementação das Obrigações Internacionais em Matéria de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Direitos Humanos (2021), junto à Relatoria das Nações Unidas para o tema da hanseníase e numa ação civil pública de âmbito nacional que tramita na Justiça Federal para a reparação dos filhos separados de pais com hanseníase no século XX. Além disso, atuou como consultor geral da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional São Paulo entre 2019 e 2021 e integra, em rede de pesquisa, o Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais - Faculdade de Direito da USP (SP). Membro da Rede Brasileira de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos (UNESC, UNIRITTER, UNIJUÍ, UFMS, PUC-CAMPINAS, UNIT, UNICAP, CESUPA, UFPA). Tem interesse em pesquisa empírica e experiência acadêmica na área de Direitos Humanos, com ênfase em Antropologia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, direito internacional dos direitos humanos, hanseníase, pessoa com deficiência, povos indígenas, minorias, democracia participativa, diálogo intercultural e desenvolvimento social.
Palestrante: Marcos Furtado Oliveira (Doutor em História Eseba/UFU e UNESP)
TEMA: Dos Subterrâneo à Superfície: a atuação política de Olavo de Carvalho
Palestrante: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
TEMA: Tecnologias momento ou movimento para o ensino aprendizagem?
Graduado em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1989). Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1996). Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista-Câmpus de Rio Claro-SP (2007), conceito CAPES 6. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde o ano de 1996. Tem ampla experiência no ensino da Matemática. Lecionou Matemática em todas as séries do ensino fundamental e médio. No ensino superior atua nos cursos de formação de professor de Matemática e Física da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Desenvolve pesquisa em Educação Matemática nos seguintes campos: Ensino e Aprendizagem da Matemática, História e Filosofia da Matemática. Na Pós Graduação, é orientador do programa de Mestrado em Ensino de ciência e Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jatai e do programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de Educação Matemática articulada com a linha do ensino desenvolvimental de Davydov. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Matemática no período de 2001 a 2003 e 2011 até os dias atuais. Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (NEPEM/IFG). É membro fundador do Instituto Geogebra de Goiás. Professor do Doutorado Interinstitucional PUC/GO e FASEM/Uruaçu/GO, na linha de pesquisa: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos.
PALESTRAS DE ENCERRAMENTO - DIA 24/02
Palestrante: profa. Dra. JULIANA LEME FALEIROS (advogada, pesquisadora e professora em Direito)
Tema: Hipervulnerabilização de mulheres e meninas nas redes sociais
CV: Doutora e mestra em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Especialista em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional (ESDC) e em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduada em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM) e em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Integrante do Grupo de Pesquisa Estado e Direito no Pensamento Social Brasileiro (CNPq) vinculado ao PPGDPE da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM.) Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Formação e Sociabilidade (CNPq) do Centro Universitário Internacional (UNINTER). Pesquisa com ênfase em pensamento social brasileiro, teoria política, teoria feminista, direitos humanos e direito constitucional.
Palestrante: Bruno Leal, prof. Dr. no Departamento de História da UnB
Tema: Notas de um editor de divulgação científica em História