ATENÇÃO: DIVULGADO O CRONOGRAMA FINAL DO II Diálogos Acadêmicos em Direitos Humanos

Data do evento: 22/04/2024 - 23/04/2024
Horário: 08:00

Resumo:
A UEG Campus Norte juntamente com a UNQ (Argentina) e PUC de Campinas apresentam o evento: II Diálogos Acadêmicos em Direitos Humanos

INFORMAÇÕES GERAIS:

 

 

 

 

 

CRONOGRAMA DO EVENTO:

 

DIA 22/04/24

 

HORÁRIO

AÇÃO

NOME DO PALESTRANTE

TEMA DA PALESTRA

PAÍS

13h00 às 13h30

Recepção e credenciamento dos participantes


MESA DE HONRA

13h30 às 13h40

Abertura 

Composição da mesa de honra

13h40 às 13h55

Fala inaugural

Cláudio Stacheira

Fala de abertura

BRASIL


MESA 1– EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES DE PODER

13h55 às 14h00

Abertura 

Composição da mesa 1

14h00 às 14h30

Palestra

Divina Aparecida Leonel Lunas

O direito à educação no ensino superior no Brasil

BRASIL

14h30 às 15h00

Palestra 

Diego Fernando Téllez Bernal

A educação superior como eixo articulador da Etnoeducação na Colômbia

COLÔMBIA

15h00 às 15h30

Palestra

María Cecília Touris

Juventudes, participación política y redes sociales. Estudiantes universitaries

ARGENTINA

15h30 às 16h00

Questionamentos e encerramento.

Matias Penhos (Mediador)

Mediador

ARGENTINA

16h00 às 16h20

Coffe breack


MESA 2 – JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

16h20 às 16h30

Abertura 

Composição da mesa 2

16h30 às 17h00

Palestra

Edmilson Ferreira Marques

Justiça e Direitos Humanos na ótica da Comuna de Paris de 1871

BRASIL

17h00 às 17h30

Palestra

Vinícius Gomes Casalino

Luta por reconhecimento e subjetivação de minorias vulneráveis

BRASIL

17h30 às 18h00

Palestra 

Neilson Silva Mendes

Relações Raciais no Brasil: a segregação racial “à la brasileira”

BRASIL

18h00 às 18h30

Palestra

Mariana Del Rocío Aguilar Bobadilla

Derechos Humanos y Justicia Social en el contexto de las Políticas de Reconocimiento e Inclusión

México

18h30 às 19h00

Questionamentos e encerramento.

Pedro Pulzatto Peruzzo (Mediador)

Mediador

BRASIL

 

DIA 23/04

 

HORÁRIO

AÇÃO 

NOME DO PALESTRANTE 

IES / ENTIDADE

PAÍS

7h00 às 7h30

Recepção dos participantes


MESA 3 - TERRITÓRIOS E MEIO AMBIENTE

7h30 às 7h40

Abertura do 2º dia

Composição da mesa

7h40 às 8h10

Palestra

Jordão Horácio

Conectando os pontos: Meio Ambiente, Direito à Saúde e Direito Humanos em Tempos de Pandemia

BRASIL

8h10 às 8h40

Palestra

Eliezer Cardoso de Oliveira

A ocupação do território e o estranhamento da natureza do Cerrado

BRASIL

8h40 às 9h10

Palestra

Cláudio Jose Franzolin

Emergência climática e políticas públicas nas cidades

BRASIL

9h10 às 9h40

Palestra

Josana Peixoto

Saberes ambientais e tradicionais do Cerrado brasileiro

BRASIL

9h40 às 10h10

Questionamentos e encerramento.

Glauber Lopes Xavier (Mediador)

Mediador

BRASIL

10h10 às 10h30

Coffe breack

10h30 às 12h30

Apresentação dos trabalhos: GT 1: Educação em Direitos Humanos 

Coordenadoras: 

Profa. Vanderlene  Ferrassoli Santos Vasconcelos 

Profa. Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso Leite, Profa. Gino Andrey Gutierrez (Colômbia)

10h30 às 12h30

Apresentação dos trabalhos: GT 2: Justiça social e direitos humanos

Coordenadores: 

Profa. Valéria Pilão, 

Prof. Rafael Gonçalves da Silva, 

Prof Glauber Lopes Xavier.

10h30 às 12h30

Apresentação dos trabalhos: GT 3: Democracias, Resistências e Direitos Humanos

Coordenadores: 

Prof. Douglas Mezzacasa, 

Prof. Ricardo Rotondado,

Prof. Oséas Jardeson Ribeiro Silva.

10h30 às 12h30

Apresentação dos trabalhos: GT 4: Racismo estrutural

Coordenadores: 

Profa. Renatha Cândida da Cruz, 

Prof. Neilson Silva Mendes,

Profa Cirlene Pereira dos Reis Almeida.

12h30 às 14h00

Intervalo para almoço


MESA 4 – DIÁLOGOS ACADÊMICOS EM DIREITOS HUMANOS

14h00 às 14h10

Abertura 

Composição da Mesa

14h10 às 14h40

Palestra 

Poliene Soares dos Santos Bicalho

Do desaparecimento à esperança: a construção do imaginário do Movimento Indígena Brasileiro (1974-1977)

BRASIL

14h40 às 15h00

Fala da Pró-Reitora de Extensão

Sandra Máscimo da Costa e Silva

A relevância das ações de extensão na UEG

BRASIL

15h00 às 15h20

Coordenação do Projeto Diálogos

Isabella Christina da Mota Bolfarini

O projeto Diálogos Acadêmicos em Direitos Humanos

BRASIL

15h20 às 15h40

Encerramento (Reitor)

Antônio Cruvinel Borges Neto

Fala de encerramento

BRASIL

 

ANEXO 1

GRUPOS DE TRABALHO

OBS: Todas as apresentações devem ser encerradas impreterivelmente até às 12h30.

 

Funções das equipes coordenadora dos GTs:

 

Dividir as funções entre os membros da equipe: 

- responsável pela lista de presença dos presentes na sala 

- responsável pela coordenação das apresentações

- responsável pela lista de apresentações e confirmação das coautorias e título do trabalho 



GT 1: Educação em Direitos Humanos

 

 

AUTOR(ES/AS)

MODALIDADE

TRABALHO

GT

HORÁRIO

1

ANDRESSA DE FÁTIMA BARBOSA URZÊDA

RESUMO EXPANDIDO

PARA ALÉM DO BÁSICO: OS DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO PNAE PARA GARANTIR E FORTALECER A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MORRINHOS-GO

GT 1: Educação em Direitos Humanos

10h30 – 10h40

2

ALICIA SOUSA VIEIRA

RESUMO EXPANDIDO

NARRATIVAS DAS CRIANÇAS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE URUAÇU GOIÁS

GT 1: Educação em Direitos Humanos

10h40 – 10h50

3

LARA SANTOS DA SILVA

RESUMO EXPANDIDO

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE JUSTA E INCLUSIVA

GT 1: Educação em Direitos Humanos

10h50 – 11h00

4

Matias Pascual PENHOS

ARTIGO

¡La pandemia lo hizo! Afectaciones subjetivas en estudiantes del ingreso a la Universidad Nacional de Quilmes

GT 1: Educação em Direitos Humanos

11h00 – 11h10

5

Sandra Patricia Gonzalez Quesada

ARTIGO

¿Podemos hablar de Inclusión Social en la Educación? Posibilidades de análisis desde el diálogo intercultural

GT 1: Educação em Direitos Humanos

11h10 – 11h20

6

GINO ANDREY GUTIÉRREZ QUIMBAYO

ARTIGO

LA PRACTICA EDUCATIVA Y PEDAGÓGICA Y LA INVESTIGACIÓN EN LA FORMACIÓN DOCENTE, COMO VEHICULO PARA LA FORMACIÓN EN EL EJERCICIO DE DERECHOS HUMANOS EN LA ESCUELA DE CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN DE LA UNAD

GT 1: Educação em Direitos Humanos

11h20 – 11h30

7

Angela Maria Lozano Vilanez

ARTIGO

Estrategia pedagógica para la enseñanza de griego antiguo a estudiantes invidentes, una experiencia desde la UNAD

GT 1: Educação em Direitos Humanos

11h30 – 11h40

8

EDITH GRANDE TRIVIÑO

ARTIGO

El bilingüismo como sistema de inclusión y rescate cultural

GT 1: Educação em Direitos Humanos

11h40 – 11h50

9

ÉRICA NELCINA DA SILVA

ARTIGO

UMA MODALIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL E RELIGIOSA: A PASTORAL DO SURDO NO BRASIL

GT 1: Educação em Direitos Humanos

11h50 – 12h00

 

GT 2: Justiça social e direitos humanos

 

 

AUTOR

MODALIDADE

TRABALHO

GT

HORÁRIO

1

BEATRIZ CARLA OLIVEIRA LIMA

RESUMO EXPANDIDO

DISCUTINDO OS CRIMES AMBIENTAIS CONTRA A ÁGUA E A CONSEQUENTE PERSECUÇÃO CRIMINAL: uma análise no Estado de Goiás

GT 2: Justiça social e direitos humanos

10h30 – 10h40

2

LAURA ELISA RIBEIRO PELOZO

RESUMO EXPANDIDO

Embates entre o mínimo existencial e a reserva do possível em relação às doenças raras: análise da atrofia muscular espinhal (AME).

GT 2: Justiça social e direitos humanos

10h40 – 10h50

3

LARISSA DE SOUZA LIMA

RESUMO EXPANDIDO

Violência contra mulheres e meninas

GT 2: Justiça social e direitos humanos

10h50 – 11h00

4

Pedro Pulzatto Peruzzo, Ana Claudia Fernandes Cardoso Lamas, Carolina Vasconcelos Tonelli

ARTIGO

Contribuições dos estudos sobre trauma psicossocial para a reparação das mulheres e meninas vítimas da política de hanseníase do Brasil do século XX.

GT 2: Justiça social e direitos humanos

11h00 – 11h10

5

Ana Beatriz Magalhães Dias

ARTIGO

CONTRIBUIÇÕES DA RELATORIA ESPECIAL DA ONU SOBRE A ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO CONTRA AS PESSOAS AFETADAS PELA HANSENÍASE PARA O TEMA DA REABILITAÇÃO DE PACIENTES NO BRASIL

GT 2: Justiça social e direitos humanos

11h10 – 11h20

6

RENATHA CANDIDA DA CRUZ

ARTIGO

A SAÚDE DAS MULHERES NEGRAS NO BRASIL ATUAL

GT 2: Justiça social e direitos humanos

11h20 – 11h30

7

juliana leme faleiros

ARTIGO

A lei da alienação parental como reação aos direitos das mulheres: Expressão da agudização da violação dos direitos humanos

GT 2: Justiça social e direitos humanos

11h30 – 11h40

8

juliana leme faleiros

ARTIGO

Tensões e contradições nas sociedades brasileira e venezuelana: análise comparativa das leis protetivas dos direitos humanos das mulheres

GT 2: Justiça social e direitos humanos

11h40 – 11h50

9

Bruna dos Anjos Klingor

ARTIGO

Inteligência artificial no setor elétrico: o uso de microrredes no enfrentamento da pobreza energética

GT 2: Justiça social e direitos humanos

11h50 – 12h00

10

Valéria Pilão 

ARTIGO

Direitos humanos no governo Bolsonaro: expressão do Estado autocrático

GT 2: Justiça social e direitos humanos

12h00 – 12h10

 

GT 3: Democracias, Resistências e DH

 

 

AUTOR

MODALIDADE

TRABALHO

GT

HORÁRIO

1

PAULO ANDRE PEREIRA

RESUMO EXPANDIDO

JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL E AS GUERRAS POR ÁGUA: uma análise dos

mecanismos de resolução entre territórios

GT 3: Democracias, Resistências e DH

10h30 – 10h40

2

VALDILENE CAMPOS XAVIER SOUZA

RESUMO EXPANDIDO

Cidadania: impactos e desafios após a Constituição de 1988

GT 3: Democracias, Resistências e DH

10h40 – 10h50

3

KAROLINY ÉVELYN SANTOS DOS REIS

RESUMO EXPANDIDO

O direito ao esquecimento no ambiente digital: a possibilidade da desindexação a partir do Resp 1.660.168-RJ

GT 3: Democracias, Resistências e DH

10h50 – 11h00

4

GABRIEL ALVES DE MORAES FARIA

RESUMO EXPANDIDO

O PAPEL DA JUVENTUDE BRASILEIRA E A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL

GT 3: Democracias, Resistências e DH

11h00 – 11h10

5

JARDEL CAMPOS BARRETO

RESUMO EXPANDIDO

Os Limites Do Proselitismo Religioso E A Fronteira Entre Evangelização E Intolerância: Uma Análise Jurídica

GT 3: Democracias, Resistências e DH

11h10 – 11h20

6

MOZART VIEIRA JUNIOR

RESUMO EXPANDIDO

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA TELEVISIVA NA CRIMINALIZAÇÃO DO MOVIMENTO

DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST): análise a partir das reportagens do portal G1 e R7 entre os anos de 2003-2023

GT 3: Democracias, Resistências e DH

11h20 – 11h30

7

Enrico Lentini Gibotti

ARTIGO

O Dilema Democrático: como a defesa da democracia pode ser antidemocrática 

GT 3: Democracias, Resistências e DH

11h30 – 11h40

8

María Cecilia Touris

ARTIGO

Juventudes, participación política y redes sociales. Argentina

GT 3: Democracias, Resistências e DH

11h40 – 11h50

9

juliana leme faleiros

ARTIGO

DIREITO AO TRABALHO E A CORTE IDH: ANÁLISE DO CASO EMPREGADOS DA FÁBRICA DE FOGOS DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS E SEUS FAMILIARES vs. BRASIL

GT 3: Democracias, Resistências e DH

11h50 – 12h00

10

GABRIEL SILVA ARAUJO

ARTIGO

A INVISIBILIDADE DAS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NA COLÔMBIA EM REGIÕES DOMINADAS PELA AUC, FARC E ELN: UMA ANÁLISE DE CASOS DA CIDH

GT 3: Democracias, Resistências e DH

12h00 – 12h10

 

GT 4: Racismo estrutural

 

 

AUTOR

MODALIDADE

TRABALHO

GT

HORÁRIO

1

DIENIFER DE JESUS SILVA

RESUMO EXPANDIDO

Racismo estrutural e interseccionalidade das discriminações

GT 4: Racismo estrutural

10h30 – 10h40

2

CLAYTON JOSE BOTELHO PIMENTEL DE SOUZA e HYAGO FERREIRA SANTOS

RESUMO EXPANDIDO

TERRAS INDÍGENAS- AS VIOLAÇÕES DE DIREITOS À TERRA E O IMPACTO NA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

GT 4: Racismo estrutural

10h40 – 10h50

3

Iván Rodríguez Velázquez

RESUMO EXPANDIDO

LA CONSTRUCCIÓN DEL PENSAMIENTO MATEMÁTICO DESDE LAS POSTURA DECOLONIAL Y OCCIDENTAL: UN CONTRATO EPISTEMOLÓGICO E INTERCULTURAL

GT 4: Racismo estrutural

10h50 – 11h00

4

Roman Santiago Artunduaga Narvaez

RESUMO EXPANDIDO

A GLOBALIZAÇÃO, O LOCAL E O RACISMO MORAL ESTRUTURAL

GT 4: Racismo estrutural

11h00 – 11h10

5

THAIS APARECIDA BATISTA DOS SANTOS

RESUMO EXPANDIDO

30 anos do massacre de Haximu: o racismo ambiental e a expensão do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY) (resumo previo de artigo)

GT 4: Racismo estrutural

11h10 – 11h20

6

MARIA EDUARDA OLIVEIRA

ARTIGO

ETNIA INY-KARAJÁ DURANTE A DITADURA MILITAR: PROJETO DE ESQUECIMENTO

GT 4: Racismo estrutural

11h20 – 11h30

7

MAYRA ALARCON JERONIMO DA SILVA

ARTIGO

Resumo prévio do artigo completo: O QUILOMBO KALUNGA: A EXIGIBILIDADE DO DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA COMO LUTA DECOLONIAL E DE ECOLOGIA DOS SABERES

GT 4: Racismo estrutural

11h30 – 11h40

8

Fernando César Domingos Marcili

ARTIGO

A PRISÃO COMO MANUTENÇÃO DO RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL À LUZ DO DIREITO À EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA ANTIRRACISTA

GT 4: Racismo estrutural

11h40 – 11h50

9

THAIS CRISTINA OLIVEIRA NASCIMENTO

ARTIGO

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ENTRE CASAIS HOMOAFETIVOS: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO E PUNIBILIDADE.

GT 4: Racismo estrutural

11h50 – 12h00

10

Juliane Mayer Grigoleto

Tatiana Oliveira da Silva

ARTIGO

Racismo Algoritmico como um viés do racismo estrutural na era digital

GT 4: Racismo estrutural

12h00 – 12h10















ANEXO 2

CVs e Títulos das palestras

 

MESA 1– EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES DE PODER

Coordenador/Mediador da mesa - Matias Penhos

 

 

  • Divina Aparecida Leonel Lunas 

 

 

CV: Economista.  Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP (2010) e pós doutorado em Economia pela UNICAMP (2012).  Professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Goiás no quadro de professores do Curso de Ciências Econômicas - Unidade Universitária de Anápolis - CSEH Nelson de Abreu e no Programa em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (Mestrado e Doutorado) recomendado pela CAPES. https://orcid.org/0000-0003-3395-1120, http://lattes.cnpq.br/1924813918867102. E-mail: divina.lunas@ueg.br

Palestra: O direito à educação no ensino superior no Brasil

 

 

  • Diego Fernando Téllez Bernal

 

 

CV: Assessor em projetos de TIC e educação para o desenvolvimento. Comunicador social e jornalista pela Universidade de Quindío (Colômbia), Mestre em gestão e planejamento em desenvolvimento local pela Universidade de Múrcia (Espanha), Doutor em desenvolvimento e cooperação internacional pela Universidade de Múrcia (Espanha). Líder nacional da Especialização em Educação, Cultura e Política, assessor do Conselho Consultivo Nacional do Ministério da Cultura, professor nos programas de Bacharelado em Etnoeducação e liderança de internacionalização da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Nacional Aberta e a Distância UNAD ( Colômbia), júri associado aos projetos de graduação do Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento da Faculdade de Sociologia da Universidade Santo Tomás (Colômbia). Experiência como assessor de gestão de projetos do Governo de Cundinamarca, gestor, formador e auditor dos programas estaduais Computadores para Educar e MiPyme Digital do Ministério de Tecnologias de Informação e Comunicação Mintic Colômbia. Pesquisadora social com expertise em estudos indígenas, afrodescendentes, mulheres migrantes, comunidades camponesas e professoras rurais.

Palestra: A educação superior como eixo articulador da Etnoeducação na Colômbia

 

 

  • María Cecília Touris

 

 

CV: Mestre em Ciências Sociais e Saúde, pela FLACSO-CEDES; Graduada em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e doutoranda em Ciências Sociais e Humanidades pela Universidade Nacional de Quilmes (UNQ). Diretora do curso de Licenciatura em Educação, na modalidade virtual, da UNQ. Experiência em docência e pesquisa na Universidade de Buenos Aires desde 1999. Docente de graduação e pós-graduação em diversas universidades da Argentina na Universidade de Buenos Aires, Universidade Católica de Santa Fé, Universidade Nacional de Córdoba, Instituto Universitário Hospital Italiano, Instituto Joaquín V. Gonzalez e na Universidade Nacional de Quilmes desde 2012). Pesquisadora nas áreas de gênero, sexualidades, mulheres e jovens. Diretora de projetos de Pesquisa, Extensão e Formação Profissional no Departamento de Ciências Sociais da UNQ. É membro da equipe de pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais, Universidade de Buenos Aires e coordena editorialmente a Revista Sociais e Virtuais, de divulgação acadêmica.

Palestra: Juventudes, participación política y redes sociales. Estudiantes universitaries

 

MESA 2 – JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Coordenador/Mediador da mesa - Pedro Pulzatto Peruzzo

 

 

  • Edmilson Ferreira Marques

 

 

CV: Graduado em história e especialista em ciência política pela Universidade Estadual de Goiás, mestre e doutor em história pela Universidade Federal de Goiás e realizou seu estágio docência de doutorado na Universidade de Valência/Espanha em 2011. Fez o pós-doutorado em 2015 pelo programa de sociologia da Universidade Federal de Goiás com uma pesquisa sobre o rádio em Goiás no período do Regime Militar, tomando como referencial teórico-metodológico a teoria das representações cotidianas. Atualmente atua como professor efetivo do programa de história da Universidade Estadual de Goiás, na cidade de Uruaçu, na área de História Moderna e Contemporânea. É autor do livro "Histórias em Quadrinhos: valores e luta cultural", e do livro "Estado, Luta de Classes e Autogestão Social"; é autor também de vários capítulos de livros e de diversos artigos publicados em revistas especializadas. É organizador de várias coletâneas em forma de livros, entre elas, Cinema, Marxismo e Pseudomarxismo, que foi publicada no mês de março deste ano. Edmilson também é integrante do corpo editorial da Revista Espaço Livre.

Palestra: Justiça e Direitos Humanos na ótica da Comuna de Paris de 1871.

 

 

  • Vinícius Gomes Casalino

 

 

CV: o prof. Vinícius Casalino é professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É doutor e mestre pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco/USP), instituição pela qual obteve o grau de bacharel em direito. É pós-doutor pelas Faculdades de Economia e História da Universidade de São Paulo.

Palestra: Luta por reconhecimento e subjetivação de minorias vulneráveis

 

 

  • Neilson Silva Mendes

 

 

CV: Mestre em Ciências Sociais e Humanidades Pela Universidade Estadual de Goiás, (2015) Especialista em Formação em História Africana e Afro-Americana Pela Universidade Estadual de Goiás; Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino Pela Universidade Salgado de Oliveira, Licenciado em História Pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001), Professor efetivo na Universidade Estadual de Goiás (UEG), coordenador da Pós Graduação Lato Sensu em Ensino de História, Orienta projeto de iniciação científica. Ministra disciplinas: Temas de História da África e da Cultura Afro-Brasileira e História da América II, Com experiência na área de história, com ênfase em História e Cultura Afro-Brasileira, atua como investigador das relações políticas em comunidade remanescente de quilombo.

Palestra: Relações Raciais no Brasil: a segregação racial “à la brasileira”

 

 

  • Mariana Del Rocío Aguilar Bobadilla

 

 

CV: Doutora em Estudos Latino-Americanos pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional Autônoma do México. Professora Pesquisadora da Universidade Pedagógica Nacional (UPN). Professora na Faculdade de Estudos Superiores Aragón e na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Professora de Pós-Graduação com Especialidade em Pedagogia da Diferença e Interculturalidade na Universidade Pedagógica Nacional e Representante da Linha de Geração e Aplicação do Conhecimento: Interculturalidade e Inclusão na Educação do Doutorado em Estudos, Práticas e Ações Educacionais. Membro do Seminário de Filosofia Política no Centro de Pesquisas sobre a América Latina e o Caribe (CIALC), UNAM. Membro da Rede de Pesquisa em Direitos Humanos, Diversidade e Vulnerabilidades (PPGD da PUC-Campinas, GEPPIDES/UNESP Franca e Universidade Pedagógica Nacional). Autora e Coordenadora de livros e artigos especializados sobre: Educação Indígena, Interculturalidade, Educação Inclusiva, Direitos Humanos, Diversidade Cultural e Justiça Social. Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI) Nível I (2023-2027).

Palestra: Derechos Humanos y Justicia Social en el contexto de las Políticas de Reconocimiento e Inclusión

 

MESA 3 - TERRITÓRIOS E MEIO AMBIENTE

Coordenador/Mediador da mesa - Glauber Lopes Xavier

 

 

  • Jordão Horácio 

 

 

CV: Advogado. Doutor em Saúde Global e Sustentabilidade (USP). Mestre em Saúde Global e Diplomacia da Saúde (Fiocruz). Membro da Comissão Nacional de Direito Médico da Associação Brasileira de Advogados (ABA) e da Comissão de Direito da Saúde OAB/GO. Membro do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (IDISA). Membro da Associação Lusófona de Direito da Saúde. Professor Universitário.

Palestra: Conectando os pontos: Meio Ambiente, Direito à Saúde e Direito Humanos em Tempos de Pandemia.

 

 

  • Eliezer Cardoso de Oliveira

 

 

CV: Possui doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2006). Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1999) e Graduação em História também pela Universidade Federal de Goiás (1996). Atualmente é professor efetivo do curso de História e do Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado, da Universidade Estadual de Goiás (Anápolis). Realizou o estágio pós-doutoral no Programa de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). É membro do Instituto Histórico Geográfico de Goiás (IHGG) e do Instituto Bernardo Élis para os povos do Cerrado (ICEBE). É um dos editores da Revista Nós - Cultura, Estética e Linguagens. A produção bibliográfica abrange os seguintes temas: História Cultural de Goiás e do Cerrado Brasileira. História e Sociologia das Catástrofes. História e Sociologia dos Monumentos. História das Efemérides comemorativas.

Palestra: A OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO E O ESTRANHAMENTO DA NATUREZA DO CERRADO

 

 

  • Cláudio Jose Franzolin

 

 

CV: Emergência climática e políticas públicas nas cidades

Palestra: Professor pesquisador e titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde também ministra aulas nos cursos de Graduação de Direito e de Engenharia Ambiental. Doutor e mestre em Direito Puc-São Paulo. Membro titular do Comitê de Ética de pesquisa com seres humanos. É especialista em Direito dos Contratos e direito empresarial. Advogado.

 

 

  • Josana de Castro Peixoto 

 

 

CV: Doutorado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás em parceria com o Programa en Biología y Ecología Aplicada na Universidade de La Serena, La Serena, Chile. Pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás e em Geografia pela UNESP, São Paulo. Pesquisadora e docente na Universidade Estadual de Goiás no Programa de Pós-graduação em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (TECCER) atuando em pesquisas sobre saberes tradicionais com ênfase no Cerrado, ciências ambientais e biodiversidade medicinal do Cerrado. Atua ainda no Mestrado e Doutorado de Ciências Ambientais da Universidade Evangélica de Goiás. É coordenadora do laboratório de Saberes tradicionais e ambientais do Cerrado (LabSACER) e no mestrado Profissional em Ciências Farmacêuticas e ainda na graduação de Ciências Biológicas, Agronomia e Medicina. 

Palestra: Saberes ambientais e tradicionais do Cerrado brasileiro

 

MESA 4 – DIÁLOGOS ACADÊMICOS EM DIREITOS HUMANOS

Coordenador/Mediador da mesa – Isabella Bolfarini

 

 

  • Poliene Soares dos Santos Bicalho

 

 CV: Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2000), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2010). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Goiás e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: indígenas, movimento indígena, Cerrado, artes indígenas e Ditadura Civil-Militar e Indígenas. Líder do Grupo de Pesquisa SABERES, SOCIEDADE E NATUREZA NO CERRADO, espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9541477719587651. (Texto informado pelo autor)

Palestra: Do desaparecimento à esperança: a construção do imaginário do Movimento Indígena Brasileiro (1974-1977)

 

 

  • Sandra Máscimo da Costa e Silva

 

 CV: Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2002), Mestrado e Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2004 e 2013), na Área de Concentração - Produção Vegetal, com frutíferas nativas do Cerrado. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente no seguinte tema: engenharia de solo-água. Ministra as disciplinas de Sistema Solo-Planta-Atmosfera e Projetos de Sistemas de Irrigação no Curso de Engenharia Agrícola do Câmpus CET/Anápolis - UEG. Pertence ao grupo de Pesquisa SAMA/CNPq. Atualmente está atuando, também, na Administração Central da UEG, como Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis.

Palestra: A relevância das ações de extensão na UEG

 

  • Isabella Christina da Mota Bolfarini

CV:  Possui graduação em Direito pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha (2001), Mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Louvain la Neuve - Bélgica (2003), Mestrado em Direito Comparado pela Universidade Livre de Bruxelas (2005), reconhecido pela Universidade de São Paulo - USP; é especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Católica do Uruguai Damaso Larrañaga (AUSJAL e IIDH, 2010 - 2011), possui Doutorado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e Pós-Doutorado em Direitos Humanos na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Realizou estágio de pesquisa na Unité Mixte de Recherche da Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne (UMR, Paris, França) e na Maison Interuniversitaire des Sciences de lHomme dAlsace (MISTRA, Strasbourg, França), trabalhou como pesquisadora colaboradora em eventos promovidos pelo Conseil National de Recherche Scientifique da França (CNRS). Foi consultora do Conselho Nacional de Educação (CNE) para a elaboração do parecer sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação em Direitos Humanos, consultora e coordenadora pelo PNUD no Ministério da Educação (MEC) e no Ministério da Justiça. É docente permanente e coordenadora de projetos de pesquisa e extensão, Membro do Conselho Institucional de Pesquisa e do Núcleo docente Estruturante do Curso de Direito na Universidade Estadual de Goiás e é docente na Escola de Governo do Estado de Goiás.

Palestra:  Diálogos Acadêmicos em Direitos Humanos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscrições:

 

Inscrições para ouvintes: podem ser realizadas através do link - https://www.eventos.ueg.br/publico/show/1006

Para efetuar o pagamento da taxa de inscrição siga a tabela abaixo e as instruções a seguir.

Docentes, pesquisadores e demais profissionais.

R$ 50,00

Pós-graduantos

R$ 40,00

Graduandos

R$ 30,00

 

50

 

40

 

30

Recebedor: Alice Gomes Goulart (CA Caluga - @caluga_ca)

  • Chave pix: 70953dcf-e8a0-4cb6-9e36-bc3dd810acf6

Importante:

Caso o pagamento seja feito para inscrição que não seja o titular da conta do pagamento pix, realizar a transferência pela chave pix adicionando a informações:

"Inscrição - II Diálogos Acadêmicos - Nome do Inscrito."

Realizar o pagamento da taxa de inscrição referente ao valor da sua titularidade através do QR code, caso tenha problemas com esse método, realizar a transferência pela chave pix no valor correspondente.

chave pix: 70953dcf-e8a0-4cb6-9e36-bc3dd810acf6 

 

Para confirmação da inscrição deverá ser anexado o comprovante do pagamento na plataforma eventos, veja abaixo como fazer o upload.

  1. Realize sua inscrição no evento para ouvintes
  2. Acesse a página - Minhas inscrições: https://www.eventos.ueg.br/publico/inscricoes/inscricoes
  3. Localize em pré-inscrições o evento Ouvintes: II Diálogos Acadêmicos em Direitos Humanos e clique em ver
  4. Na parte inferior da página clique em ENVIAR para anexar o comprovante
  5. Anexe o seu comprovante de pagamento e aguarde a equipe de organização confirmar a sua inscrição

Qualquer dúvida ou dificuldade em inscrições no evento podem ser tratadas pelo email: ti.uruacu@ueg.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entidades envolvidas/apoiadoras

Universidade Estadual de Goiás

Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Universidad Pedagógica Nacional do México

Universidad Nacional de Quilmes da Argentina

Universidad Nacional abierta y a distancia de Colômbia

 

Público-alvo

O público-alvo “II Diálogos Acadêmicos em Direitos Humanos” é formado por graduandos, graduados, pós-graduandos (lato e stricto sensu), professores e profissionais dos cursos de Direito, Ciências Sociais, História e demais estudiosos em direitos humanos.