Resumo: A UEG Campus Norte juntamente com a UNQ (Argentina) e PUC de Campinas apresentam o evento: II Diálogos Acadêmicos em Direitos Humanos
CRONOGRAMA DO EVENTO:
DIA 22/04/24
HORÁRIO |
AÇÃO |
NOME DO PALESTRANTE |
TEMA DA PALESTRA |
PAÍS |
13h00 às 13h30 |
Recepção e credenciamento dos participantes |
|||
MESA DE HONRA |
||||
13h30 às 13h40 |
Abertura |
Composição da mesa de honra |
||
13h40 às 13h55 |
Fala inaugural |
Cláudio Stacheira |
Fala de abertura |
BRASIL |
MESA 1– EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES DE PODER |
||||
13h55 às 14h00 |
Abertura |
Composição da mesa 1 |
||
14h00 às 14h30 |
Palestra |
Divina Aparecida Leonel Lunas |
O direito à educação no ensino superior no Brasil |
BRASIL |
14h30 às 15h00 |
Palestra |
Diego Fernando Téllez Bernal |
A educação superior como eixo articulador da Etnoeducação na Colômbia |
COLÔMBIA |
15h00 às 15h30 |
Palestra |
María Cecília Touris |
Juventudes, participación política y redes sociales. Estudiantes universitaries |
ARGENTINA |
15h30 às 16h00 |
Questionamentos e encerramento. |
Matias Penhos (Mediador) |
Mediador |
ARGENTINA |
16h00 às 16h20 |
Coffe breack |
|||
MESA 2 – JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS |
||||
16h20 às 16h30 |
Abertura |
Composição da mesa 2 |
||
16h30 às 17h00 |
Palestra |
Edmilson Ferreira Marques |
Justiça e Direitos Humanos na ótica da Comuna de Paris de 1871 |
BRASIL |
17h00 às 17h30 |
Palestra |
Vinícius Gomes Casalino |
Luta por reconhecimento e subjetivação de minorias vulneráveis |
BRASIL |
17h30 às 18h00 |
Palestra |
Neilson Silva Mendes |
Relações Raciais no Brasil: a segregação racial “à la brasileira” |
BRASIL |
18h00 às 18h30 |
Palestra |
Mariana Del Rocío Aguilar Bobadilla |
Derechos Humanos y Justicia Social en el contexto de las Políticas de Reconocimiento e Inclusión |
México |
18h30 às 19h00 |
Questionamentos e encerramento. |
Pedro Pulzatto Peruzzo (Mediador) |
Mediador |
BRASIL |
DIA 23/04
HORÁRIO |
AÇÃO |
NOME DO PALESTRANTE |
IES / ENTIDADE |
PAÍS |
7h00 às 7h30 |
Recepção dos participantes |
|||
MESA 3 - TERRITÓRIOS E MEIO AMBIENTE |
||||
7h30 às 7h40 |
Abertura do 2º dia |
Composição da mesa |
||
7h40 às 8h10 |
Palestra |
Jordão Horácio |
Conectando os pontos: Meio Ambiente, Direito à Saúde e Direito Humanos em Tempos de Pandemia |
BRASIL |
8h10 às 8h40 |
Palestra |
Eliezer Cardoso de Oliveira |
A ocupação do território e o estranhamento da natureza do Cerrado |
BRASIL |
8h40 às 9h10 |
Palestra |
Cláudio Jose Franzolin |
Emergência climática e políticas públicas nas cidades |
BRASIL |
9h10 às 9h40 |
Palestra |
Josana Peixoto |
Saberes ambientais e tradicionais do Cerrado brasileiro |
BRASIL |
9h40 às 10h10 |
Questionamentos e encerramento. |
Glauber Lopes Xavier (Mediador) |
Mediador |
BRASIL |
10h10 às 10h30 |
Coffe breack |
|||
10h30 às 12h30 |
Apresentação dos trabalhos: GT 1: Educação em Direitos Humanos |
Coordenadoras: Profa. Vanderlene Ferrassoli Santos Vasconcelos Profa. Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso Leite, Profa. Gino Andrey Gutierrez (Colômbia) |
||
10h30 às 12h30 |
Apresentação dos trabalhos: GT 2: Justiça social e direitos humanos |
Coordenadores: Profa. Valéria Pilão, Prof. Rafael Gonçalves da Silva, Prof Glauber Lopes Xavier. |
||
10h30 às 12h30 |
Apresentação dos trabalhos: GT 3: Democracias, Resistências e Direitos Humanos |
Coordenadores: Prof. Douglas Mezzacasa, Prof. Ricardo Rotondado, Prof. Oséas Jardeson Ribeiro Silva. |
||
10h30 às 12h30 |
Apresentação dos trabalhos: GT 4: Racismo estrutural |
Coordenadores: Profa. Renatha Cândida da Cruz, Prof. Neilson Silva Mendes, Profa Cirlene Pereira dos Reis Almeida. |
||
12h30 às 14h00 |
Intervalo para almoço |
|||
MESA 4 – DIÁLOGOS ACADÊMICOS EM DIREITOS HUMANOS |
||||
14h00 às 14h10 |
Abertura |
Composição da Mesa |
||
14h10 às 14h40 |
Palestra |
Poliene Soares dos Santos Bicalho |
Do desaparecimento à esperança: a construção do imaginário do Movimento Indígena Brasileiro (1974-1977) |
BRASIL |
14h40 às 15h00 |
Fala da Pró-Reitora de Extensão |
Sandra Máscimo da Costa e Silva |
A relevância das ações de extensão na UEG |
BRASIL |
15h00 às 15h20 |
Coordenação do Projeto Diálogos |
Isabella Christina da Mota Bolfarini |
O projeto Diálogos Acadêmicos em Direitos Humanos |
BRASIL |
15h20 às 15h40 |
Encerramento (Reitor) |
Antônio Cruvinel Borges Neto |
Fala de encerramento |
BRASIL |
ANEXO 1
GRUPOS DE TRABALHO
OBS: Todas as apresentações devem ser encerradas impreterivelmente até às 12h30.
Funções das equipes coordenadora dos GTs:
Dividir as funções entre os membros da equipe:
- responsável pela lista de presença dos presentes na sala
- responsável pela coordenação das apresentações
- responsável pela lista de apresentações e confirmação das coautorias e título do trabalho
GT 1: Educação em Direitos Humanos
AUTOR(ES/AS) |
MODALIDADE |
TRABALHO |
GT |
HORÁRIO |
|
1 |
ANDRESSA DE FÁTIMA BARBOSA URZÊDA |
RESUMO EXPANDIDO |
PARA ALÉM DO BÁSICO: OS DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO PNAE PARA GARANTIR E FORTALECER A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MORRINHOS-GO |
GT 1: Educação em Direitos Humanos |
10h30 – 10h40 |
2 |
ALICIA SOUSA VIEIRA |
RESUMO EXPANDIDO |
NARRATIVAS DAS CRIANÇAS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE URUAÇU GOIÁS |
GT 1: Educação em Direitos Humanos |
10h40 – 10h50 |
3 |
LARA SANTOS DA SILVA |
RESUMO EXPANDIDO |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE JUSTA E INCLUSIVA |
GT 1: Educação em Direitos Humanos |
10h50 – 11h00 |
4 |
Matias Pascual PENHOS |
ARTIGO |
¡La pandemia lo hizo! Afectaciones subjetivas en estudiantes del ingreso a la Universidad Nacional de Quilmes |
GT 1: Educação em Direitos Humanos |
11h00 – 11h10 |
5 |
Sandra Patricia Gonzalez Quesada |
ARTIGO |
¿Podemos hablar de Inclusión Social en la Educación? Posibilidades de análisis desde el diálogo intercultural |
GT 1: Educação em Direitos Humanos |
11h10 – 11h20 |
6 |
GINO ANDREY GUTIÉRREZ QUIMBAYO |
ARTIGO |
LA PRACTICA EDUCATIVA Y PEDAGÓGICA Y LA INVESTIGACIÓN EN LA FORMACIÓN DOCENTE, COMO VEHICULO PARA LA FORMACIÓN EN EL EJERCICIO DE DERECHOS HUMANOS EN LA ESCUELA DE CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN DE LA UNAD |
GT 1: Educação em Direitos Humanos |
11h20 – 11h30 |
7 |
Angela Maria Lozano Vilanez |
ARTIGO |
Estrategia pedagógica para la enseñanza de griego antiguo a estudiantes invidentes, una experiencia desde la UNAD |
GT 1: Educação em Direitos Humanos |
11h30 – 11h40 |
8 |
EDITH GRANDE TRIVIÑO |
ARTIGO |
El bilingüismo como sistema de inclusión y rescate cultural |
GT 1: Educação em Direitos Humanos |
11h40 – 11h50 |
9 |
ÉRICA NELCINA DA SILVA |
ARTIGO |
UMA MODALIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL E RELIGIOSA: A PASTORAL DO SURDO NO BRASIL |
GT 1: Educação em Direitos Humanos |
11h50 – 12h00 |
GT 2: Justiça social e direitos humanos
AUTOR |
MODALIDADE |
TRABALHO |
GT |
HORÁRIO |
|
1 |
BEATRIZ CARLA OLIVEIRA LIMA |
RESUMO EXPANDIDO |
DISCUTINDO OS CRIMES AMBIENTAIS CONTRA A ÁGUA E A CONSEQUENTE PERSECUÇÃO CRIMINAL: uma análise no Estado de Goiás |
GT 2: Justiça social e direitos humanos |
10h30 – 10h40 |
2 |
LAURA ELISA RIBEIRO PELOZO |
RESUMO EXPANDIDO |
Embates entre o mínimo existencial e a reserva do possível em relação às doenças raras: análise da atrofia muscular espinhal (AME). |
GT 2: Justiça social e direitos humanos |
10h40 – 10h50 |
3 |
LARISSA DE SOUZA LIMA |
RESUMO EXPANDIDO |
Violência contra mulheres e meninas |
GT 2: Justiça social e direitos humanos |
10h50 – 11h00 |
4 |
Pedro Pulzatto Peruzzo, Ana Claudia Fernandes Cardoso Lamas, Carolina Vasconcelos Tonelli |
ARTIGO |
Contribuições dos estudos sobre trauma psicossocial para a reparação das mulheres e meninas vítimas da política de hanseníase do Brasil do século XX. |
GT 2: Justiça social e direitos humanos |
11h00 – 11h10 |
5 |
Ana Beatriz Magalhães Dias |
ARTIGO |
CONTRIBUIÇÕES DA RELATORIA ESPECIAL DA ONU SOBRE A ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO CONTRA AS PESSOAS AFETADAS PELA HANSENÍASE PARA O TEMA DA REABILITAÇÃO DE PACIENTES NO BRASIL |
GT 2: Justiça social e direitos humanos |
11h10 – 11h20 |
6 |
RENATHA CANDIDA DA CRUZ |
ARTIGO |
A SAÚDE DAS MULHERES NEGRAS NO BRASIL ATUAL |
GT 2: Justiça social e direitos humanos |
11h20 – 11h30 |
7 |
juliana leme faleiros |
ARTIGO |
A lei da alienação parental como reação aos direitos das mulheres: Expressão da agudização da violação dos direitos humanos |
GT 2: Justiça social e direitos humanos |
11h30 – 11h40 |
8 |
juliana leme faleiros |
ARTIGO |
Tensões e contradições nas sociedades brasileira e venezuelana: análise comparativa das leis protetivas dos direitos humanos das mulheres |
GT 2: Justiça social e direitos humanos |
11h40 – 11h50 |
9 |
Bruna dos Anjos Klingor |
ARTIGO |
Inteligência artificial no setor elétrico: o uso de microrredes no enfrentamento da pobreza energética |
GT 2: Justiça social e direitos humanos |
11h50 – 12h00 |
10 |
Valéria Pilão |
ARTIGO |
Direitos humanos no governo Bolsonaro: expressão do Estado autocrático |
GT 2: Justiça social e direitos humanos |
12h00 – 12h10 |
GT 3: Democracias, Resistências e DH
AUTOR |
MODALIDADE |
TRABALHO |
GT |
HORÁRIO |
|
1 |
PAULO ANDRE PEREIRA |
RESUMO EXPANDIDO |
JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL E AS GUERRAS POR ÁGUA: uma análise dos mecanismos de resolução entre territórios |
GT 3: Democracias, Resistências e DH |
10h30 – 10h40 |
2 |
VALDILENE CAMPOS XAVIER SOUZA |
RESUMO EXPANDIDO |
Cidadania: impactos e desafios após a Constituição de 1988 |
GT 3: Democracias, Resistências e DH |
10h40 – 10h50 |
3 |
KAROLINY ÉVELYN SANTOS DOS REIS |
RESUMO EXPANDIDO |
O direito ao esquecimento no ambiente digital: a possibilidade da desindexação a partir do Resp 1.660.168-RJ |
GT 3: Democracias, Resistências e DH |
10h50 – 11h00 |
4 |
GABRIEL ALVES DE MORAES FARIA |
RESUMO EXPANDIDO |
O PAPEL DA JUVENTUDE BRASILEIRA E A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL |
GT 3: Democracias, Resistências e DH |
11h00 – 11h10 |
5 |
JARDEL CAMPOS BARRETO |
RESUMO EXPANDIDO |
Os Limites Do Proselitismo Religioso E A Fronteira Entre Evangelização E Intolerância: Uma Análise Jurídica |
GT 3: Democracias, Resistências e DH |
11h10 – 11h20 |
6 |
MOZART VIEIRA JUNIOR |
RESUMO EXPANDIDO |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA TELEVISIVA NA CRIMINALIZAÇÃO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST): análise a partir das reportagens do portal G1 e R7 entre os anos de 2003-2023 |
GT 3: Democracias, Resistências e DH |
11h20 – 11h30 |
7 |
Enrico Lentini Gibotti |
ARTIGO |
O Dilema Democrático: como a defesa da democracia pode ser antidemocrática |
GT 3: Democracias, Resistências e DH |
11h30 – 11h40 |
8 |
María Cecilia Touris |
ARTIGO |
Juventudes, participación política y redes sociales. Argentina |
GT 3: Democracias, Resistências e DH |
11h40 – 11h50 |
9 |
juliana leme faleiros |
ARTIGO |
DIREITO AO TRABALHO E A CORTE IDH: ANÁLISE DO CASO EMPREGADOS DA FÁBRICA DE FOGOS DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS E SEUS FAMILIARES vs. BRASIL |
GT 3: Democracias, Resistências e DH |
11h50 – 12h00 |
10 |
GABRIEL SILVA ARAUJO |
ARTIGO |
A INVISIBILIDADE DAS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NA COLÔMBIA EM REGIÕES DOMINADAS PELA AUC, FARC E ELN: UMA ANÁLISE DE CASOS DA CIDH |
GT 3: Democracias, Resistências e DH |
12h00 – 12h10 |
GT 4: Racismo estrutural
AUTOR |
MODALIDADE |
TRABALHO |
GT |
HORÁRIO |
|
1 |
DIENIFER DE JESUS SILVA |
RESUMO EXPANDIDO |
Racismo estrutural e interseccionalidade das discriminações |
GT 4: Racismo estrutural |
10h30 – 10h40 |
2 |
CLAYTON JOSE BOTELHO PIMENTEL DE SOUZA e HYAGO FERREIRA SANTOS |
RESUMO EXPANDIDO |
TERRAS INDÍGENAS- AS VIOLAÇÕES DE DIREITOS À TERRA E O IMPACTO NA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL |
GT 4: Racismo estrutural |
10h40 – 10h50 |
3 |
Iván Rodríguez Velázquez |
RESUMO EXPANDIDO |
LA CONSTRUCCIÓN DEL PENSAMIENTO MATEMÁTICO DESDE LAS POSTURA DECOLONIAL Y OCCIDENTAL: UN CONTRATO EPISTEMOLÓGICO E INTERCULTURAL |
GT 4: Racismo estrutural |
10h50 – 11h00 |
4 |
Roman Santiago Artunduaga Narvaez |
RESUMO EXPANDIDO |
A GLOBALIZAÇÃO, O LOCAL E O RACISMO MORAL ESTRUTURAL |
GT 4: Racismo estrutural |
11h00 – 11h10 |
5 |
THAIS APARECIDA BATISTA DOS SANTOS |
RESUMO EXPANDIDO |
30 anos do massacre de Haximu: o racismo ambiental e a expensão do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY) (resumo previo de artigo) |
GT 4: Racismo estrutural |
11h10 – 11h20 |
6 |
MARIA EDUARDA OLIVEIRA |
ARTIGO |
ETNIA INY-KARAJÁ DURANTE A DITADURA MILITAR: PROJETO DE ESQUECIMENTO |
GT 4: Racismo estrutural |
11h20 – 11h30 |
7 |
MAYRA ALARCON JERONIMO DA SILVA |
ARTIGO |
Resumo prévio do artigo completo: O QUILOMBO KALUNGA: A EXIGIBILIDADE DO DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA COMO LUTA DECOLONIAL E DE ECOLOGIA DOS SABERES |
GT 4: Racismo estrutural |
11h30 – 11h40 |
8 |
Fernando César Domingos Marcili |
ARTIGO |
A PRISÃO COMO MANUTENÇÃO DO RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL À LUZ DO DIREITO À EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA ANTIRRACISTA |
GT 4: Racismo estrutural |
11h40 – 11h50 |
9 |
THAIS CRISTINA OLIVEIRA NASCIMENTO |
ARTIGO |
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ENTRE CASAIS HOMOAFETIVOS: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO E PUNIBILIDADE. |
GT 4: Racismo estrutural |
11h50 – 12h00 |
10 |
Juliane Mayer Grigoleto Tatiana Oliveira da Silva |
ARTIGO |
Racismo Algoritmico como um viés do racismo estrutural na era digital |
GT 4: Racismo estrutural |
12h00 – 12h10 |
ANEXO 2
CVs e Títulos das palestras
MESA 1– EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES DE PODER
Coordenador/Mediador da mesa - Matias Penhos
CV: Economista. Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP (2010) e pós doutorado em Economia pela UNICAMP (2012). Professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Goiás no quadro de professores do Curso de Ciências Econômicas - Unidade Universitária de Anápolis - CSEH Nelson de Abreu e no Programa em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (Mestrado e Doutorado) recomendado pela CAPES. https://orcid.org/0000-0003-3395-1120, http://lattes.cnpq.br/1924813918867102. E-mail: divina.lunas@ueg.br
Palestra: O direito à educação no ensino superior no Brasil
CV: Assessor em projetos de TIC e educação para o desenvolvimento. Comunicador social e jornalista pela Universidade de Quindío (Colômbia), Mestre em gestão e planejamento em desenvolvimento local pela Universidade de Múrcia (Espanha), Doutor em desenvolvimento e cooperação internacional pela Universidade de Múrcia (Espanha). Líder nacional da Especialização em Educação, Cultura e Política, assessor do Conselho Consultivo Nacional do Ministério da Cultura, professor nos programas de Bacharelado em Etnoeducação e liderança de internacionalização da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Nacional Aberta e a Distância UNAD ( Colômbia), júri associado aos projetos de graduação do Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento da Faculdade de Sociologia da Universidade Santo Tomás (Colômbia). Experiência como assessor de gestão de projetos do Governo de Cundinamarca, gestor, formador e auditor dos programas estaduais Computadores para Educar e MiPyme Digital do Ministério de Tecnologias de Informação e Comunicação Mintic Colômbia. Pesquisadora social com expertise em estudos indígenas, afrodescendentes, mulheres migrantes, comunidades camponesas e professoras rurais.
Palestra: A educação superior como eixo articulador da Etnoeducação na Colômbia
CV: Mestre em Ciências Sociais e Saúde, pela FLACSO-CEDES; Graduada em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e doutoranda em Ciências Sociais e Humanidades pela Universidade Nacional de Quilmes (UNQ). Diretora do curso de Licenciatura em Educação, na modalidade virtual, da UNQ. Experiência em docência e pesquisa na Universidade de Buenos Aires desde 1999. Docente de graduação e pós-graduação em diversas universidades da Argentina na Universidade de Buenos Aires, Universidade Católica de Santa Fé, Universidade Nacional de Córdoba, Instituto Universitário Hospital Italiano, Instituto Joaquín V. Gonzalez e na Universidade Nacional de Quilmes desde 2012). Pesquisadora nas áreas de gênero, sexualidades, mulheres e jovens. Diretora de projetos de Pesquisa, Extensão e Formação Profissional no Departamento de Ciências Sociais da UNQ. É membro da equipe de pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais, Universidade de Buenos Aires e coordena editorialmente a Revista Sociais e Virtuais, de divulgação acadêmica.
Palestra: Juventudes, participación política y redes sociales. Estudiantes universitaries
MESA 2 – JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS
Coordenador/Mediador da mesa - Pedro Pulzatto Peruzzo
CV: Graduado em história e especialista em ciência política pela Universidade Estadual de Goiás, mestre e doutor em história pela Universidade Federal de Goiás e realizou seu estágio docência de doutorado na Universidade de Valência/Espanha em 2011. Fez o pós-doutorado em 2015 pelo programa de sociologia da Universidade Federal de Goiás com uma pesquisa sobre o rádio em Goiás no período do Regime Militar, tomando como referencial teórico-metodológico a teoria das representações cotidianas. Atualmente atua como professor efetivo do programa de história da Universidade Estadual de Goiás, na cidade de Uruaçu, na área de História Moderna e Contemporânea. É autor do livro "Histórias em Quadrinhos: valores e luta cultural", e do livro "Estado, Luta de Classes e Autogestão Social"; é autor também de vários capítulos de livros e de diversos artigos publicados em revistas especializadas. É organizador de várias coletâneas em forma de livros, entre elas, Cinema, Marxismo e Pseudomarxismo, que foi publicada no mês de março deste ano. Edmilson também é integrante do corpo editorial da Revista Espaço Livre.
Palestra: Justiça e Direitos Humanos na ótica da Comuna de Paris de 1871.
CV: o prof. Vinícius Casalino é professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É doutor e mestre pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco/USP), instituição pela qual obteve o grau de bacharel em direito. É pós-doutor pelas Faculdades de Economia e História da Universidade de São Paulo.
Palestra: Luta por reconhecimento e subjetivação de minorias vulneráveis
CV: Mestre em Ciências Sociais e Humanidades Pela Universidade Estadual de Goiás, (2015) Especialista em Formação em História Africana e Afro-Americana Pela Universidade Estadual de Goiás; Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino Pela Universidade Salgado de Oliveira, Licenciado em História Pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001), Professor efetivo na Universidade Estadual de Goiás (UEG), coordenador da Pós Graduação Lato Sensu em Ensino de História, Orienta projeto de iniciação científica. Ministra disciplinas: Temas de História da África e da Cultura Afro-Brasileira e História da América II, Com experiência na área de história, com ênfase em História e Cultura Afro-Brasileira, atua como investigador das relações políticas em comunidade remanescente de quilombo.
Palestra: Relações Raciais no Brasil: a segregação racial “à la brasileira”
CV: Doutora em Estudos Latino-Americanos pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional Autônoma do México. Professora Pesquisadora da Universidade Pedagógica Nacional (UPN). Professora na Faculdade de Estudos Superiores Aragón e na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Professora de Pós-Graduação com Especialidade em Pedagogia da Diferença e Interculturalidade na Universidade Pedagógica Nacional e Representante da Linha de Geração e Aplicação do Conhecimento: Interculturalidade e Inclusão na Educação do Doutorado em Estudos, Práticas e Ações Educacionais. Membro do Seminário de Filosofia Política no Centro de Pesquisas sobre a América Latina e o Caribe (CIALC), UNAM. Membro da Rede de Pesquisa em Direitos Humanos, Diversidade e Vulnerabilidades (PPGD da PUC-Campinas, GEPPIDES/UNESP Franca e Universidade Pedagógica Nacional). Autora e Coordenadora de livros e artigos especializados sobre: Educação Indígena, Interculturalidade, Educação Inclusiva, Direitos Humanos, Diversidade Cultural e Justiça Social. Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI) Nível I (2023-2027).
Palestra: Derechos Humanos y Justicia Social en el contexto de las Políticas de Reconocimiento e Inclusión
MESA 3 - TERRITÓRIOS E MEIO AMBIENTE
Coordenador/Mediador da mesa - Glauber Lopes Xavier
CV: Advogado. Doutor em Saúde Global e Sustentabilidade (USP). Mestre em Saúde Global e Diplomacia da Saúde (Fiocruz). Membro da Comissão Nacional de Direito Médico da Associação Brasileira de Advogados (ABA) e da Comissão de Direito da Saúde OAB/GO. Membro do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (IDISA). Membro da Associação Lusófona de Direito da Saúde. Professor Universitário.
Palestra: Conectando os pontos: Meio Ambiente, Direito à Saúde e Direito Humanos em Tempos de Pandemia.
CV: Possui doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2006). Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1999) e Graduação em História também pela Universidade Federal de Goiás (1996). Atualmente é professor efetivo do curso de História e do Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado, da Universidade Estadual de Goiás (Anápolis). Realizou o estágio pós-doutoral no Programa de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). É membro do Instituto Histórico Geográfico de Goiás (IHGG) e do Instituto Bernardo Élis para os povos do Cerrado (ICEBE). É um dos editores da Revista Nós - Cultura, Estética e Linguagens. A produção bibliográfica abrange os seguintes temas: História Cultural de Goiás e do Cerrado Brasileira. História e Sociologia das Catástrofes. História e Sociologia dos Monumentos. História das Efemérides comemorativas.
Palestra: A OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO E O ESTRANHAMENTO DA NATUREZA DO CERRADO
CV: Emergência climática e políticas públicas nas cidades
Palestra: Professor pesquisador e titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde também ministra aulas nos cursos de Graduação de Direito e de Engenharia Ambiental. Doutor e mestre em Direito Puc-São Paulo. Membro titular do Comitê de Ética de pesquisa com seres humanos. É especialista em Direito dos Contratos e direito empresarial. Advogado.
CV: Doutorado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás em parceria com o Programa en Biología y Ecología Aplicada na Universidade de La Serena, La Serena, Chile. Pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás e em Geografia pela UNESP, São Paulo. Pesquisadora e docente na Universidade Estadual de Goiás no Programa de Pós-graduação em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (TECCER) atuando em pesquisas sobre saberes tradicionais com ênfase no Cerrado, ciências ambientais e biodiversidade medicinal do Cerrado. Atua ainda no Mestrado e Doutorado de Ciências Ambientais da Universidade Evangélica de Goiás. É coordenadora do laboratório de Saberes tradicionais e ambientais do Cerrado (LabSACER) e no mestrado Profissional em Ciências Farmacêuticas e ainda na graduação de Ciências Biológicas, Agronomia e Medicina.
Palestra: Saberes ambientais e tradicionais do Cerrado brasileiro
MESA 4 – DIÁLOGOS ACADÊMICOS EM DIREITOS HUMANOS
Coordenador/Mediador da mesa – Isabella Bolfarini
CV: Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2000), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2010). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Goiás e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: indígenas, movimento indígena, Cerrado, artes indígenas e Ditadura Civil-Militar e Indígenas. Líder do Grupo de Pesquisa SABERES, SOCIEDADE E NATUREZA NO CERRADO, espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9541477719587651. (Texto informado pelo autor)
Palestra: Do desaparecimento à esperança: a construção do imaginário do Movimento Indígena Brasileiro (1974-1977)
CV: Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2002), Mestrado e Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2004 e 2013), na Área de Concentração - Produção Vegetal, com frutíferas nativas do Cerrado. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente no seguinte tema: engenharia de solo-água. Ministra as disciplinas de Sistema Solo-Planta-Atmosfera e Projetos de Sistemas de Irrigação no Curso de Engenharia Agrícola do Câmpus CET/Anápolis - UEG. Pertence ao grupo de Pesquisa SAMA/CNPq. Atualmente está atuando, também, na Administração Central da UEG, como Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis.
Palestra: A relevância das ações de extensão na UEG
CV: Possui graduação em Direito pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha (2001), Mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Louvain la Neuve - Bélgica (2003), Mestrado em Direito Comparado pela Universidade Livre de Bruxelas (2005), reconhecido pela Universidade de São Paulo - USP; é especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Católica do Uruguai Damaso Larrañaga (AUSJAL e IIDH, 2010 - 2011), possui Doutorado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e Pós-Doutorado em Direitos Humanos na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Realizou estágio de pesquisa na Unité Mixte de Recherche da Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne (UMR, Paris, França) e na Maison Interuniversitaire des Sciences de lHomme dAlsace (MISTRA, Strasbourg, França), trabalhou como pesquisadora colaboradora em eventos promovidos pelo Conseil National de Recherche Scientifique da França (CNRS). Foi consultora do Conselho Nacional de Educação (CNE) para a elaboração do parecer sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação em Direitos Humanos, consultora e coordenadora pelo PNUD no Ministério da Educação (MEC) e no Ministério da Justiça. É docente permanente e coordenadora de projetos de pesquisa e extensão, Membro do Conselho Institucional de Pesquisa e do Núcleo docente Estruturante do Curso de Direito na Universidade Estadual de Goiás e é docente na Escola de Governo do Estado de Goiás.
Palestra: Diálogos Acadêmicos em Direitos Humanos
Inscrições para ouvintes: podem ser realizadas através do link - https://www.eventos.ueg.br/publico/show/1006
Para efetuar o pagamento da taxa de inscrição siga a tabela abaixo e as instruções a seguir.
Docentes, pesquisadores e demais profissionais. R$ 50,00 |
Pós-graduantos R$ 40,00 |
Graduandos R$ 30,00 |
|
|
|
Recebedor: Alice Gomes Goulart (CA Caluga - @caluga_ca)
Importante: Caso o pagamento seja feito para inscrição que não seja o titular da conta do pagamento pix, realizar a transferência pela chave pix adicionando a informações: "Inscrição - II Diálogos Acadêmicos - Nome do Inscrito." Realizar o pagamento da taxa de inscrição referente ao valor da sua titularidade através do QR code, caso tenha problemas com esse método, realizar a transferência pela chave pix no valor correspondente. chave pix: 70953dcf-e8a0-4cb6-9e36-bc3dd810acf6
Para confirmação da inscrição deverá ser anexado o comprovante do pagamento na plataforma eventos, veja abaixo como fazer o upload.
Qualquer dúvida ou dificuldade em inscrições no evento podem ser tratadas pelo email: ti.uruacu@ueg.br |
Entidades envolvidas/apoiadoras
Universidade Estadual de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Universidad Pedagógica Nacional do México
Universidad Nacional de Quilmes da Argentina
Universidad Nacional abierta y a distancia de Colômbia
Público-alvo
O público-alvo “II Diálogos Acadêmicos em Direitos Humanos” é formado por graduandos, graduados, pós-graduandos (lato e stricto sensu), professores e profissionais dos cursos de Direito, Ciências Sociais, História e demais estudiosos em direitos humanos.