XIX Ciclo de Debates - História, Literatura e Escrita

Data do evento: 09/10/2023 - 11/10/2023

O XIX Ciclo de Debates acontecerá presencialmente no Câmpus Norte - Sede Uruaçu entre os dias 09 e 11 de outubro de 2023.

O colegiado do curso de História, da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Norte/Sede Uruaçu, convida para participar do XIX Ciclo de Debates, que abordará este ano a temática História, Literatura e Escrita. O evento acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de outubro. Será presencial e realizado nas dependências da UEG de Uruaçu. No primeiro dia, será abordada a temática História e Literatura: Lima Barreto, intérprete do Brasil. O tema faz parte da tese de doutorado do prof. Dr. Renato Dias de Souza, atualmente professor efetivo e atuante na UEG de Formosa. Devido ao seu profundo conhecimento sobre o assunto, a comissão organizadora o convidou para fazer a palestra de abertura e assim, contribuir com uma abordagem que integre o tema geral proposto. No segundo dia, haverá uma mesa redonda, intitulada Literatura e Escrita: memória, causos e cordéis, com foco na escrita de causos e cordéis. Foram convidados para essa mesa dois autores que já publicaram livros sobre essas formas de literatura, respectivamente João Ramos de Menezes e Luiz Ricardo Oliveira da Silva. Por fim, no terceiro dia, será colocada em discussão a temática A Pesquisa e a Escrita da História, e para abordar o assunto foram convidados ex-alunos da UEG de Uruaçu que estão cursando ou já concluíram o mestrado em história. Nesse sentido, uma mesa redonda será composta por Danillo Pacheco, Renata Alves dos Santos e Kamilla de Oliveira e Silva. O objetivo geral com essa proposta é colocar em debate a escrita da história. Sabemos o quão amplo é esse tema e o quanto os historiadores já debruçaram em sua reflexão. A escrita da história não é um processo simples, portanto, envolve um conjunto de questões que exigem do historiador o domínio de procedimentos específicos em sua elaboração. O evento busca ser um espaço para a discussão, análise e reflexão sobre alguns desses procedimentos, o que pode oferecer contribuições para nossos alunos, que em um determinado momento darão a sua contribuição com a escrita da história, e o farão na elaboração de seu TCC. Para além disso, o evento objetiva reunir estudantes e pesquisadores de outros lugares para aprofundar a compreensão da relação história, literatura e escrita. Esperamos atingir esse objetivo e deixamos aqui o convite para o público interessado se inscrever e contribuir com esse evento.

Inscrições para ouvintes: https://www.eventos.ueg.br/publico/show/980

Inscrições para comunicações: https://www.eventos.ueg.br/publico/show/981