O “Projeto Acessibiliza: inclusão, diversidade, direitos humanos e atendimento educacional especializado” é vinculado à Pró-reitoria de Extensão da UEG e busca construir um espaço de discussão sobre o direito de acesso à educação superior destacando a pessoa com deficiência. Objetiva sensibilizar e discutir a respeito dos direitos humanos, da diversidade, do preconceito e das barreiras que possam existir nesse espaço formativo.
O projeto intenta ampliar a cultura da inclusão e a acessibilidade na UEG, especialmente no Campus Metropolitano de Aparecida de Goiânia, divulgando seus cursos: Direito, Administração e Ciências Contábeis, aos estudantes de Escolas Públicas de Ensino Médio no intendo de ampliar o acesso à educação superior.
Histórico na UEG
Instituído pela resolução CsU nº. 996, de 25 de maio de 2021, o NIAAF/UEG - Núcleo Intersetorial de Direitos Humanos, Acessibilidade e Ações Afirmativas da Universidade Estadual de Goiás, é o “órgão responsável por implementar e gerir a Política de Direitos Humanos, a Política de Acessibilidade e a Política de Promoção de Ações Afirmativas para discentes, docentes e servidores da Universidade Estadual de Goiás (UEG).” (UEG, 2021, p.2).
O NIAAF é constituído por dois órgãos: a Coordenação do Núcleo Intersetorial de Direitos Humanos, Acessibilidade e Ações Afirmativas (CIAAF) e os Comitês Regionais de Direitos Humanos, Acessibilidade e Ações Afirmativas (CRAAF). (UEG, 2011).
No Câmpus Metropolitano - Sede: Aparecida de Goiânia, as professoras Yara Fonseca (Coordenadora Pedagógica) e Andréia Ferreira (Professora de Apoio) elaboraram uma cartilha com informações e orientações a respeito da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. Saiba mais aqui.
Contato
Email: projetoacessibiliza.ueg@gmail.com