A deputada estadual Bia de Lima (PT) realizou na manhã desta terça-feira, 15, uma sessão solene em homenagem aos discentes e egressos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em celebração aos 26 anos da instituição. O evento reuniu autoridades, representantes da comunidade acadêmica e estudantes para exaltar o papel transformador da universidade pública do estado.
Na oportunidade, a parlamentar enfatizou o compromisso histórico da UEG com a formação de professores e a interiorização do ensino superior. “Nós estamos comemorando 26 anos de uma vida muito difícil da UEG. São 26 anos de superação contínua”, afirmou.
Bia de Lima lembrou que a universidade surgiu em um contexto de carência de formação superior entre docentes da rede estadual e que os cursos de licenciatura parcelada foram fundamentais para qualificar os educadores.
Crítica à falta de autonomia financeira da universidade, Bia de Lima cobrou mais investimentos e orçamento próprio para a instituição. “É justo, é correto que a UEG tenha no orçamento destinação própria, para que possa planejar, desenvolver, ensinar e pesquisar com liberdade. Só se pode falar em liberdade administrativa quando se tem orçamento para isso”, afirmou.
A deputada destacou os desafios enfrentados pela UEG ao longo dos anos, como o uso político de suas unidades por gestores municipais e o risco de desvalorização diante da falta de estrutura. “Ter unidades fechadas é sempre um desgaste, mas ter unidades sem profissionais também representa um alto custo para a sociedade”.
Apesar disso, a parlamentar celebrou os avanços recentes, como a expectativa da chegada do plano de carreira dos técnicos da UEG à Alego ainda neste semestre, reforçando seu apoio à valorização da categoria. “Estamos conversando com a Secretaria de Governo para garantir que esse plano chegue. Assim como foi difícil fazer chegar o plano dos professores, agora lutamos pelo dos técnicos”, declarou.
Bia de Lima anunciou, ainda, a destinação de mais de R$ 1 milhão em emendas parlamentares para a universidade neste ano, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da instituição. “Queremos garantir investimentos, qualidade, pesquisa e ensino para que a juventude do nosso estado tenha acesso a uma formação condizente com seus sonhos e expectativas”.
Participações
A solenidade teve a participação da deputada federal Adriana Accorsi (PT); do reitor da UEG, professor Antônio Cruvinel Borges Neto; das homenageadas com Medalha Pedro Ludovico Isadora Lemes Ramos e Rebeca Barbosa Moura; e do estudante de cinema e audiovisual Hítalo de Sousa dos Santos (Hítalo Torquato), que representa os discentes homenageados; e do representante do corpo docente, Celso Lucas Fernandes Oliveira. Todos reforçaram o papel da universidade na promoção do conhecimento, da cidadania e da justiça social.
Adriana Accorsi se disse orgulhosa da instituição. “Que alegria, que satisfação poder estar aqui com vocês hoje em um momento de homenagem, um momento de falar das conquistas e da importância da UEG para todos nós, goianos e brasileiros”, declarou.
Ela exaltou a trajetória da universidade como um patrimônio do povo goiano e lembrou que sua primeira emenda parlamentar, enquanto deputada estadual, foi destinada à unidade da UEG em Itapuranga. “A UEG é a universidade do povo, do filho do trabalhador e da trabalhadora, é a universidade do interior do Estado de Goiás”, reforçou.
O reitor Antônio Cruvinel destacou que a UEG está em processo de consolidação como um projeto de estado, voltado ao interior do país e aos que mais necessitam de oportunidades. Segundo ele, 78% dos acadêmicos da universidade são de famílias que ganham até três salários mínimos. “Isso representa”, disse, “um dos papéis fundamentais da UEG: levar ensino de qualidade aos filhos dos trabalhadores e aos trabalhadores”.
Cruvinel ressaltou que a universidade oferece graduação a mais de 13 mil estudantes, além de mestrado e doutorado a outros 900. “Formamos pessoas que se importam com pessoas. O que uma universidade tem de mais precioso não são suas paredes e muros, mas os que formamos e os que estão a serviço da melhoria do ensino superior”, ressaltou. Ele ainda fez um apelo aos presentes: “Acreditem nesta universidade. Acreditem que esta universidade pode contribuir significativamente na vida de vocês e na vida dos que virão”.
Representando os discentes, o estudante Hítalo Torquato fez um discurso emocionado, no qual exaltou a importância da UEG em sua trajetória de superação pessoal. “Eu sou a prova viva de que a educação e a cultura salvam vidas. Venho do interior do estado, de uma família sem condição financeira, e é na universidade pública que estou me formando. Por isso, serei eternamente grato”.
O acadêmico encerrou sua fala com a frase de Paulo Freire: “A educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo”.
A advogada Isadora Lemes Ramos, egressa da UEG e homenageada com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, destacou o valor imaterial da instituição. “Hoje celebramos mais do que uma data, celebramos uma história de resistência, transformação e compromisso com a educação pública. A UEG não é feita apenas de tijolos, mas de histórias, afetos, ideias e sonhos que nela habitam”.
Isadora também lembrou que os discentes são o coração da universidade e que muitos deles, como ela, só puderam sonhar com o ensino superior graças à existência da UEG. “Falo como representante egressa, mas também como filha da UEG. Uma filha orgulhosa que reconhece que sem essa universidade meu sonho de estudar talvez jamais tivesse se concretizado”, afirmou.
Link das Fotos : https://drive.google.com/file/d/15sU8KmSanN9jCsxfWCr9KXuI_clgsSjX/view?usp=sharing
Fonte: https://portal.al.go.leg.br/noticias-dos-gabinetes/153762/em-homenagem-a-egressos-da-ueg-bia-de-lima-destaca-superacao-da-instituicao