Coordenação Geral
Prof. Dra. Gislaine Valério de Lima Tedesco
Apresentação
O Núcleo de arqueologia da Universidade Estadual de Goiás (NARQ/UEG), criado em 2001e reconhecido pela Portaria/UEG 002/04 e pela Resolução CsU/UEG 796/2016, é uma instituição permanente, sem fins lucrativos e aberto ao público em geral. O NARQ tem por missão desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária direcionada ao Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro, com ênfase em Arqueologia, promovendo o estudo, a proteção, a valorização e a divulgação de bens patrimoniais.
A implantação do Núcleo de Arqueologia da Universidade Estadual de Goiás na cidade de Goiás está intimamente ligada as obras de adequação da cidade ao Título de Patrimônio da Humanidade concedido pela UNESCO em 2001. Sua primeira atuação na pesquisa arqueológica foi o Projeto de Acompanhamento e Resgate Arqueológico nas obras de adequação, da Cidade de Goiás, para a obtenção do título de Patrimônio Histórico da Humanidade, bem como as obras de implantação das redes de energia elétrica e de telefonia subterrânea da mesma cidade.
Acervo
O Núcleo de Arqueologia da UEG, após vinte e dois anos de atuação, abriga importantes acervos arqueológicos proveniente de sítios pré-coloniais de caçadores coletores e grupos pré-coloniais de agricultores do Brasil Central e acervos de sítios históricos urbanos e rurais dos séculos XVIII e XIX e sítios arqueológicos de mineração do século XVIII, se constituindo em importante centro para pesquisas sobre as populações do passado a partir de sua cultura material.
O acervo arqueológico do NARQ/UEG, obtido nos projetos desenvolvidos até o momento, se constitui, em um dos mais expressivos do país, seja nos aspectos quantitativos ou qualitativos, bem como, no que se refere à metodologia adotada para sua coleta. A amostragem obtida viabiliza o estudo de diversos aspectos da vida pública e privada da população que habitou estes sítios históricos escavados (Cidade de Goiás, Pirenópolis e Natividade). Foram realizadas escavações na cidade de Goiás, incluído quintais, sendo obtidos testemunhos do passado que poderão informar diversos aspectos da vida pública e privada da sociedade vilaboense dos séculos XVIII e XIX.
Sob sua Guarda, o NARQ possui um quantitativo de mais de 220 mil artefatos e as principais tipologias que compõe as coleções do acervo são: cerâmica, lítico, cerâmica vidrada, grés, louça, vidro, metal e ossos. Desta forma, o acervo se constitui em fonte para diversas temáticas de pesquisas que poderão ser desenvolvidas pelos pesquisadores e estagiárias do NARQ, bem como, comunidade científica que venha se interessar pelo acervo.
Atribuições do NARQ/UEG
Na Resolução CsU no 796, publicada em 01 de dezembro de 2016, são apresentadas as atribuições do Núcleo de Arqueologia. Assim, no artigo 2°, dentre as competências do NARQ, destacam-se:
I - fomentar atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão na UEG;
III - fornecer campo de estágio a alunos de graduação e pós-graduação, visando ao desenvolvimento de pesquisa acadêmica e formação profissional;
IV - oferecer espaço, nas dependências do Núcleo de Arqueologia (NARQ/UEG), para a guarda e manutenção do material arqueológico proveniente de pesquisas realizadas pela UEG;
V - fornecer endosso institucional a projetos de arqueologia em nome da Universidade Estadual de Goiás, nos termos da legislação vigente;
VI - utilizar o material arqueológico entregue aos seus cuidados para fins científicos, didáticos e em exposições, entre outras atividades com fins educacionais e culturais;
X - realizar atividades de extensão de cunho educacional, relacionadas ao Patrimônio Cultural, como palestras ou cursos, direcionadas aos professores e aos alunos do ensino fundamental, médio ou superior, bem como à comunidade local [...] (Resolução CsU/UEG, 2016, p.1-2).
Assim, as ações do NARQ/UEG envolvem a coleta, catalogação e ou organização de acervo arqueológico, bem como a sua disponibilização para pesquisa e apresentação em exposições ao público em geral. Tão importante quanto às pesquisas com o acervo arqueológico, são as atividades de Educação Patrimonial que objetiva despertar o público para a importância de preservar o Patrimônio Cultural.