Coordenadora
Profa. Dra. Maria Dailza Fagundes
A criação do Laboratório de estudos e registros do Patrimônio Cultural e das linguagens do audiovisual teve como propósito a articulação das áreas deconcentração, linhas de pesquisa e os projetos dos docentes do Programa dePós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio(PROMEP/UEG), da Unidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Cora Coralina. Trata-se de um espaço multiuso à disposição de professores e alunos doPrograma e da graduação do Curso de História que prima pela indissociabilidadeentre ensino, pesquisa e extensão.
A infraestrutura do laboratório ocorreu mediante recursos de editais do Pró-Programas (2021 e 2022) que se inserem na estratégia institucional Pró-Programas, impulsionada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PrP/UEG) que visa o fortalecimento da pesquisa, inovação e qualidade do Programa de Pós-Graduação.
O laboratório está equipado por 06 computadores, Notebook, VANT,scanner para digitalização de documentos históricos, TV, câmeras, microfones,gravadores, kit de iluminação, caixa de som e demais equipamentosaudiovisuais para realização de registro do patrimônio cultural de váriascomunidades e cidades pesquisadas pelos professores e discentes doPrograma, como celebrações, saberes, fazeres, formas, etc.Nesta perspectiva, a aquisição dos equipamentos com os recursos doPró-Programa possibilitará o estímulo e à ambiência universitária e propiciarácondições permanentes de profissionalização e auxiliará na efetivação doplanejamento estratégico do Programa em que estão previstas:• A oferta de atividades práticas de formação direcionadas às metodologias dapesquisa de campo com cursos e oficinas de fotografia, filmagens,documentários, edição de vídeos, história oral, relação com a comunidade, usode imagens, etc.
• A oferta de atividades práticas de formação em patrimônio cultural para osdiscentes do PROMEP com a participação de professores e profissionais quetrabalham com o Patrimônio cultural e os detentores de saberes da Cidade deGoiás.
• As atividades de inserção social ligadas às demandas de instituições públicase da comunidade. Assim, pelo Núcleo de História oral e Imagens será possívelrealizar a inserção regional do Programa junto às comunidades locais mediantecursos, eventos e, sobretudo, as entrevistas e registro iconográfico dasreferências culturais.
• A promoção de atividades (cursos, oficinas e minicursos) direcionadas aosprofessores da educação básica na Cidade de Goiás e demais localidadesmediante a oferta de cursos de educação patrimonial e em outras temáticasrelacionadas ao patrimônio cultural.
• Contribuir para a preservação do patrimônio cultural imaterial, com o registrodas referências culturais e capacitação na área de educação patrimonial;
• Constituir um laboratório audiovisual para contribuir com as atividades depesquisa, ensino e extensão dos docentes do Programa e os trabalhos decampo e a elaboração de produtos dos discentes do PROMEP;
• Inserção junto às comunidades locais e rede básica de ensino mediante aoferta de oficinas, capacitações, eventos;• Contribuir para o desenvolvimento de produtos audiovisuais que tenha comoreferência os detentores de saberes e fazeres;
• Qualificar a construção de produções técnicas e bibliográficas a seremdisponibilizadas para a comunidade acadêmica e, em geral, expandindo osconhecimentos produzidos.
Esse laboratório tem como propósito fornecer suportes técnicos para aexecução dos projetos de pesquisa, extensão e também nas atividades deensino dos docentes do Programa. Assim, poderá ser utilizado nas atividadesdas disciplinas do PROMEP: Preservação e Patrimônio, História do Brasil ePatrimônio, Identidades, Patrimônio e Poder, Visualidades e Patrimônio, Gestão de acervos culturais, Cultura Negra e Preservação, Gestão do Patrimônio,Educação patrimonial e Patrimônio natural, saberes e fazeres do cerrado eturismo.
Considerando ainda que os mestrandos poderão realizar empréstimos departe deste acervo, os equipamentos solicitados contribuirão diretamente naspesquisas de campo de nossos discentes que envolvem entrevistas comdetentores de saberes, moradores de suas cidades, povos indígenas,comunidades tradicionais e quilombolas e também o registro de celebrações,saberes e fazeres etc.