Coordenação:
Profª Dra. Keley Cristina Carneiro
Fonte: Arquivo pessoal da Prof. Dra. Keley Cristina Carneiro
3.1. Breve Histórico:
3.1.1 No Museu das Bandeiras
Em 2016 iniciou-se o Projeto Piloto do Núcleo de Documentação do Centro de Memória de Goiás da UEG, por meio do Câmpus Coralina, a partir da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis PrE – da Universidade Estadual de Goiás – UEG, em parceria com o Museu das Bandeiras – MUBAN da Cidade de Goiás.
O objetivo geral do projeto foi de preservar do acervo documental do arquivo do Museu das Bandeiras – ARQMUBAN – e contribuir para o crescente acesso e conhecimento da documentação local. Os objetivos específicos foram: Higienizar e organizar previamente os documentos; Proporcionar um acesso eficaz; Estimular a pesquisa, investindo-se na intercomunicação que desenvolva o interesse pela leitura e análise de documentos do estado de Goiás; Propiciar conhecimentos e reflexões sobre história, cultura e memória.
As ações do projeto piloto iniciaram com participação dos acadêmicos do Campus Cora Coralina como voluntários e dois bolsistas de permanência, sob a coordenação geral do Centro de Memória da Profª Dra. Keley Cristina Carneiro e coordenação do Núcleo de Documentação da Profª Ma. Derotina Helecir de Brito Alvarenga.
Os acadêmicos acima supramencionados tiveram como primeira atividade um treinamento em forma de oficinas técnicas de arquivologia, ministradas pela equipe de profissionais disponibilizados pelo Museu das Bandeiras.
Após as oficinas os acadêmicos foram distribuídos em horários diferenciados no decorrer da semana, durante todo o ano letivo de 2016, para as ações de higienização e organização do acervo documental do Arquivo Museu das Bandeiras na cidade de Goiás.
3.1.2 No Arquivo Frei Simão Dorvi e Arquivo Diocesano D. Tomás Balduíno
A partir de 2017, além das atividades no Museu das Bandeiras, com três (3) acadêmicos bolsistas de Desenvolvimento Institucional do Centro de Memória do Câmpus Cora Coralina e discentes voluntários, formou-se também uma nova equipe do Núcleo de Documentação do Centro de Memória/ Câmpus Cora Coralina para ações no Arquivo Frei Simão Dorvi, os acadêmicos fizeram o mesmo treinamento da equipe anterior em forma de oficinas técnicas de arquivologia.
As ações extensionistas no Arquivo Frei Simão Dorvi[1] foram voltadas para a higienização, catalogação, organização e digitalização dos documentos históricos. Sendo assim, foi elaborado um projeto de extensão, em 2018[2] com o título: “Centro de memória/Núcleo de Documentação: Higienização, catalogação e organização de Documentos Históricos na Fundação Educacional da cidade de Goiás (FECIGO) – Arquivo Frei Simão Dorvi”, sob coordenação da Prof. Dra. Keley Cristina Carneiro, como uma forma de institucionalizar o Centro de Memória, para que estivesse inserido na Plataforma Pegasus[3] para facilitar a certificação dos acadêmicos voluntários.
O projeto foi renovado em 2019, em que estava com ações exclusivas no Arquivo Frei Simão, estendeu-se também as ações de higienização, catalogação e digitalização no Arquivo diocesano Dom Tomas Balduíno.
Para 2020 o projeto foi renovado e aprovado para dar continuidade às atividades nos dois arquivos supramencionados, porém diante da Pandemia da Covid 19 não houve execução das ações tanto em 2020 como em 2021, sendo o projeto de extensão reativado em 2022, com novo título: “Centro de Memória/Núcleo de Documentação: Preservação do Patrimônio cultural nos Arquivos Frei Simão Dorvi e Dom Tomás Balduíno na Cidade de Goiás”.
Em 2023 o projeto continua ativo com participação de um Bolsista Institucional da UEG e discentes voluntários, em que as ações e parceria continuam, principalmente no Arquivo Frei Simão Dorvi.
3.2. Objetivos:
3.2.1. Geral:
Preservar o Patrimônio Cultural a partir dos acervos documentais dos arquivos Frei Simão Dorvi e Arquivo Diocesano D.Tomás Balduíno, contribuindo com o crescente acesso e conhecimento da documentação histórica e bibliográfica.
3.2.2. Específicos:
3.3 Público alvo:
Docentes, Discentes da graduação e do mestrado, como bolsistas e voluntários, técnicos administrativos e colaboradores da comunidade vilaboense.
3.4. Publicação (2023):
Ver artigo publicado sobre o Relato de Experiência do Centro de Memória
Pág. 170 do e-book. Link:
CARNEIRO, K.C. Relato de experiência do Centro de Memória de Goiás/Projeto de Extensão da UEG na cidade de Goiás – Preservação e conservação de Documentos Históricos: Desafios do Patrimônio Cultural.
In: ARAUJO, R. D.; ARAUJO, F. A. M. UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: compartilhando experiências transformadoras com ações de extensão no ensino superior. Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2023. DOI 10.29327/5152688.1-12, p.170-181.
[1] Por questões de convênio interinstitucionais não foi possível continuar desenvolvendo ações extensionistas no Museu das Bandeiras.
[2] Elabora pela autora como coordenadora do projeto.
[3] Plataforma da Extensão da UEG.