O projeto de pesquisa "Mover e Brincar", desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde da Universidade Estadual de Goiás (PPGCaps|UEG), sob a coordenação da profa. Dra. Cibelle Formiga, vai disponibilizar para todas as famílias um material gratuito de orientação sobre o desenvolvimento psicomotor infantil.
A pesquisa envolve a integração das pesquisadoras Nayara Gomes Oliveira, do estágio pós-doutoral; Natália Guimarães Melo, do mestrado; Vanessa Cordeiro, da graduação; e tem o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Programa de Pós-Doutorado Estratégico.
A motivação principal da pesquisa foi perceber o grande volume de informações veiculadas na mídia a respeito da estimulação do desenvolvimento de bebês. Contudo, grande parte dessas informações não tem base científica e deixa os pais muito confusos na hora de estimular seus bebês em casa.
O projeto foi elaborado em três etapas. A equipe de pesquisa elaborou um material educativo no formato audiovisual, com mais de 50 vídeos, que será gratuito e disponível na internet para auxiliar os profissionais para orientações às famílias no ambiente domiciliar, a respeito da promoção do desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Essa etapa está concluída e fez parte do trabalho de graduação da fisioterapeuta Vanessa Cordeiro.
Para que o material fique disponível é necessário que ele passe por um processo de validação por fisioterapeutas e famílias. A segunda etapa da pesquisa constou de um comitê de avaliadores composto por fisioterapeutas das cinco regiões do país que avaliaram a qualidade do conteúdo dos vídeos. Essa etapa e a terceira farão parte da dissertação de mestrado em andamento da fisioterapeuta Natália Guimarães.
Atualmente, a pesquisa está na terceira etapa, que é o processo de validação do material pelas famílias e fisioterapeutas que trabalham com bebês de até um ano de idade. Por isso, as pesquisadoras estão convidando fisioterapeutas que trabalham com bebês de até um ano e mamães e papais de bebês dessa faixa etária para responder o questionário de avaliação do conteúdo dos vídeos.
Para participar da pesquisa como voluntário, os interessados devem preencher o formulário convite com informações básicas.
Sobre a pesquisadora
Cibelle Formiga é fisioterapeuta e referência nacional no estudo do desenvolvimento infantil, especialmente com bebês de risco. Se dedica há 20 anos ao ensino, pesquisa e extensão na linha de pesquisa sobre a Saúde da Criança e do Adolescente, vinculando alunos do curso de Fisioterapia da UEG e, desde 2015, aos mestrandos do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde (PPGCaps|UEG). Em 2022, a docente também criou a Liga Acadêmica de Pesquisa e Estudos do Desenvolvimento Infantil (Lapedi), que hoje se constitui um importante projeto de extensão do curso de Fisioterapia, com ações voltadas para a promoção e detecção precoce de problemas no desenvolvimento do bebê, da criança e do adolescente.
(Comunicação Setorial|UEG)