A Universidade Estadual de Goiás (UEG) recentemente fez a contratação de um novo serviço de telefonia VoIP, substituindo o antigo sistema analógico e trazendo melhorias nas ligações.
A tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol) permite a transmissão de voz pela internet, em vez de utilizar linhas telefônicas tradicionais, prometendo resolver problemas antigos e proporcionar maior flexibilidade e qualidade nas comunicações.
Kleyson Lucas Mendes, da equipe de Gerência de Tecnologia da UEG, destacou os benefícios do novo serviço. “No sistema analógico, era comum enfrentarmos oscilações no volume das chamadas e até mesmo quedas de ligação, o que prejudicava bastante a comunicação interna e externa.” Além de ser mais moderno, o novo serviço permite que o aparelho funcione em qualquer lugar, mantendo a mesma qualidade de serviço.
Com a tecnologia VoIP, é possível utilizar a linha telefônica em smartphones, computadores e telefones fixos, além de reduzir a quantidade de cabos necessários, aproveitando a infraestrutura de rede existente. “Isso também facilita a integração entre os diversos ramais da universidade”, enfatiza Kleyson.
A contratação do serviço incluiu a instalação de um software nos computadores, permitindo a configuração do mesmo ramal em diferentes dispositivos. Isso significa que um ramal pode estar ativo tanto em um telefone fixo quanto em um computador ou smartphone simultaneamente.
O novo sistema permite a realização de conferências com múltiplos participantes e oferece uma rede estável, reduzindo a possibilidade de quedas de ligação.
Acesse aqui o guia rápido desenvolvido pela empresa 3Corp, da qual o serviço foi contratado.
(Comunicação Setorial|UEG)