Os professores Janete Silva, do curso de Turismo e Patrimônio, e Uelinton Barbosa, do curso de Geografia, participaram, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, do III Encontro da Rede Internacional de Estudos Críticos de Turismo, Território e Autodeterminação (Reescrita), na cidade de Cuernavaca, México.
O evento, que foi realizado nas instalações do Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey, teve como tema central "Turismo Sustentável e Includente" e foi espaço de reflexão e divulgação dos resultados de pesquisas que visam compreender o turismo e suas implicações na vida comunitária, na territorialidade e no meio ambiente.
Na ocasião, os professores da UEG apresentaram resultados das pesquisas científicas "Nós Propomos! Goiás: construção do pensamento geográfico e atuação cidadã" e "Construindo novas narrativas: Trilha do Cavaleiro na comunidade quilombola do Moinho", desenvolvidas no âmbito da UEG.
Além da profa. Janete Silva e do prof. Uelinton Barbosa, ambos docentes do Câmpus Cora Coralina da UEG, participaram da comitiva brasileira Thiago Sebastiano de Melo (UnB); Sandro de Oliveira Safadi (IFG/Anápolis); e Juliana Moraes Franzão (IFG/Itumbiara).
A missão realizou trabalhos de campo e reuniões de articulações com representantes da instituição organizadora, do Governo do Estado de Morelos e com representantes de empreendimentos e trabalhadores do turismo. Os dois eixos principais apontados para possíveis projetos Brasil-México envolvendo as experiências turísticas foram Desenvolvimento Rural e Patrimônio.
De acordo com a profa. Janete, a missão propiciou o fortalecimento das aproximações institucionais que têm sido construídas para subsidiar propostas de parcerias para o turismo no Centro-Oeste e especificamente entre as instituições mencionadas. "A equipe espera que os encaminhamentos propostos durante a missão contribua para a internacionalização das instituições organizadas na Reescrita", afirma.
Reescrita
A Rede Internacional de Estudos Críticos de Turismo, Território e Autodeterminação (Reescrita) é formada por pesquisadores com vínculos em instituições do Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha e Moçambique.
A Reescrita tem como objetivo promover debates e reflexões sobre a situação atual dos estudos sobre turismo e territorialidade nos setores governamental, legislativo, empresarial e social; conhecer as contribuições teóricas das diversas disciplinas que convergem em torno do turismo, como a Antropologia, as Ciências das Organizações, as Ciências Jurídicas, a Ciência Política, a Comunicação, a Demografia, a Economia, a Geografia, a História, a Psicologia Social, as Relações Internacionais e Sociologia; e divulgar os resultados de pesquisas que visam compreender o turismo e suas implicações na vida comunitária, na territorialidade e no meio ambiente.
O proximo encontro da Rede será realizado no Brasil em 2026.
Sobre os pesquisadores
Janete Rego Silva - Possui graduação em Gestão Turística (IFG) e em Geografia (UFG). Possui doutorado e mestrado em Geografia (UFG). Docente do curso de Turismo e Patrimônio e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio no Câmpus Cora Coralina da UEG, com pesquisas nas áreas de Turismo e Patrimônio Natural. Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, modelagem ambiental e patrimônio natural.
Uelinton Rodrigues Barbosa - Possui graduação em Geografia e mestrado em Geografia (UFG) . Atualmente é professor do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás e membro da diretoria executiva da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Cidade de Goiás. É integrante da comissão editorial do Caderno de texto Territorial, da Revista Espaço Livre e Éliseé da UEG, pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Geografia Agrária e Dinâmicas Territoriais. Tem experiência na área de Geografia Regional e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia da Geografia, Geografia Agrária, Geopolítica, Geografia do Trabalho, Demografia e Planejamento em Turismo.