Se você é um apreciador de histórias de aventuras e fantasias, suspense e ação, fica emocionado com contos de amor e rola de rir com as comédias, você é um amante da sétima arte. Mas se além de tudo isso, você é daqueles que assistem filmes asiáticos, europeus, curtas-metragens e caseiros, gosta de conferir os bastidores, making of e versões estendidas com comentários do diretor, então o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG) é para você.
O profissional formado em Cinema e Audiovisual trabalha com as diversas técnicas e linguagens envolvidas na criação e produção de filmes, séries, documentários e vídeos artísticos, publicitários, institucionais ou jornalísticos para veiculação em cinema, TV ou internet. Pode escrever o roteiro, trabalhar como diretor, determinar e cuidar da produção do figurino ou da cenografia, fazer direção de arte, iluminação, edição, produção etc. Monta a programação, edita e dirige programas e chefia equipes de produção.
A Universidade Estadual de Goiás oferta o curso de Cinema e Audiovisual na Unidade Universitária de Goiânia – Laranjeiras, onde também funciona o Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação e Audiovisual (CriaLab|UEG), que desde 2017 reúne e fomenta pesquisas, além de atuar como catalisador do setor por meio da construção de redes, gestão de parcerias e convênios com entes internos da Universidade e externos, tanto do poder público, quanto da iniciativa privada. "A partir do trabalho desenvolvido pelo CriaLab, o papel da UEG no desenvolvimento do setor audiovisual em Goiás tem extrapolado as atividades formativas e se posicionado como importante agente de mobilização cultural", pontua o professor Marcelo Costa, coordenador do CriaLab.
De acordo com o professor Marcelo, o curso de Cinema e Audiovisual da UEG, ao longo de seus 16 anos de existência, tem colaborado com a formação profissonal e artística dos agentes do setor audiovisual goiano. "Essa participação permitiu o amadurecimento do mercado por meio da profissionalização do setor", ressalta.
Segundo o coordenador do curso, professor Jose Eduardo Ribeiro Macedo, o cinema e o audiovisual não apenas contam histórias, mas ajudam a entender a realidade. “Por isso é tão importante que os estudantes recebam uma formação comprometida com o social, que é justamente a visão que guia o curso que oferecemos aqui na UEG. Somos o curso pioneiro no estado e ao longo de 16 anos formamos diversos profissionais que atualmente ocupam espaços importantes da área, tanto localmente quanto nacionalmente”, explica o professor. “Além dos trabalhos desenvolvidos em diversas produtoras, vários de nossos egressos retornam ao ensino superior como docentes, tanto na UEG como em outras Instituições de Ensino Superior. Nossos estudantes, ainda durante a graduação, já conseguem inserção no mercado, enquanto estagiários, atuando em diferentes nichos de mercado. Cabe ressaltar, também que diversas produções de prestígio nacional, produzidas em Goiás contam com estudantes de nosso curso em suas equipes”, completa.
Depoimentos
O discente do 3º período do curso de Cinema e Audiovisual, Augusto Ramos, conta que depois de uma passagem pelo curso de Produção Cênica, decidiu se inscrever no vestibular da UEG. Ele diz que já no primeiro período se apaixonou pelo curso. "É exatamente isso que quero pra minha vida. Acho que Goiânia é uma cidade sortuda em ter um curso de Cinema e Audiovisual, pois é uma área que está em ascensão e enxergo um futuro promissor atuando como produtor audiovisual. Sempre gostei muito de escrever, e com o curso estou podendo aprimorar ainda mais minha escrita por meio das disciplinas de roteiro e também sendo bolsista de um projeto de extensão, voltado para pesquisas e criação de roteiros. Descobri novas áreas de afinidade e me apaixonei ainda mais por outras", comemora Augusto.
Sildênia Santos está no último ano do curso e diz que se graduar em Cinema e Audiovisual é a realização de um sonho. “Ingressei na UEG em 2019 e pude aproveitar muito, mesmo com a pandemia. Os professores do curso são simplesmente os melhores educadores de toda a minha jornada, fico admirada do sentimento de coletividade que temos no Instituto e em toda a nossa comunidade acadêmica”, conta. Sildênia já atua profissionalmente como produtora audiovisual, tendo produzido uma série de TV, curtas-metragens, um reality show e festivais de cinema. “Sou imensamente grata à UEG, ao CriaLab, aos meus colegas e aos professores do curso de Cinema e Audiovisual”, destaca a estudante.
Ingresso
Quem quiser cursar Cinema e Audiovisual na Universidade Estadual de Goiás pode entrar de três formas diferentes:
* Vestibular (a forma mais comum);
* Transferência interna (de outro curso da UEG) ou externa (de outra instituição de ensino superior);
* Seleção de portadores de diploma de curso de graduação.
(Daniel Prates|Comunicação Setorial|UEG)