Prof. Dr. Paulo Sérgio Cantanheide Ferreira
Projeto Pedagógico do Curso de História
História é o campo do conhecimento que estuda o passado humano em todos os seus aspectos: economia, sociedade, cultura e cotidiano; O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos buscando resgatar a memória da sociedade e seu trabalho se baseia: No ensino e na pesquisa - manuscritos (testamentos, cartas, relatórios), filmes, músicas, fotografias.
O Curso tem como objetivo formar professores de História para atuarem nas séries do ensino fundamental e médio, na modalidade Regular e na modalidade Educação de Jovens e Adultos com amplo domínio epistemológico, dos conteúdos da área específica e dos saberes pedagógicos, das práticas de produção e difusão do conhecimento histórico e da pesquisa educacional, capazes de realizar a transposição didática dos conhecimentos sistematizados pela ciência histórica para as séries da educação básica;
O que caracteriza o licenciado em História da Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Goiás é sua formação na área do conhecimento Histórico - dos saberes pedagógicos e demais áreas das ciências humanas necessárias para responder às exigências do seu campo de atuação; difusão do conhecimento histórico através da pesquisa e sobre o ensino de história; sua compreensão crítica do processo histórico na sua ampla complexidade; sua capacidade de estabelecer relações efetivas entre conhecimento histórico, pedagógico,
realidade sócio-cultural, econômica e política global bem como regional; sua capacidade de assumir a própria formação de maneira autônoma, orientando sua ação pedagógica no mesmo sentido, procurando articular teoria e prática na formação continuada e no fazer profissional.
O professor formado nos cursos de História da UEG/Câmpus Goiás deve estar qualificado para atuar no âmbito da docência, da gestão escolar e em outros ambientes nos quais se façam necessários os saberes próprios da sua área de atuação. Por fim, deve, ainda,
estar apto a se atuar na construção da cidadania. Assim como, deverá estar apto a dar continuidade em seus estudos em âmbito de strito sensu.
O historiador pode encontrar várias opções no mercado de trabalho:
• Ensino: Escolas públicas e particulares (Ensino fundamental, Médio, Pré-Vestibular e Ensino Superior)
• Assessoria: cineastas, documentaristas, roteiristas de TV (levantar dados sobre determinadas épocas: roupas, casas, costumes, cotidiano)
• Cidades Históricas: museus, IPHAN (emissão de laudos e pareceres);
• Autoria e assessoria: produzir e avaliar material didático para ensino presencial ou a distância para Editoras e instituições de ensino;
• Memória empresarial: pesquisar a história de empresas, e instituições e apresentá-las em forma de livros, artigos ou reportagens;
• Pesquisa: investigar temas específicos, em arquivos, institutos de pesquisa e universidades para produzir teses, livros e artigos
O Curso de História procurando aliar o ensino à pesquisa oferece aos alunos hoje três espaços de pesquisa: NARQ, CEPEDOM e o Laboratório do Ensino de História.
O NARQ (Núcleo de Arqueologia) desde a sua criação permanece sob a coordenação da professora Gislaine Valério Tedesco. Atualmente, o NARQ possui um acervo de, aproximadamente, 160.000 fragmentos arqueológicos, entre louças, vidros, cerâmicas, metais, ossos e líticos, sobre o qual estão sendo desenvolvidos projetos de pesquisas em variadas temáticas.
O acervo arqueológico do NARQ, obtido nos projetos desenvolvidos até o momento, se constitui, sem sombra de dúvida, em um dos mais expressivos do país, seja nos aspectos quantitativos ou qualitativos, bem como, no que se refere à metodologia adotada para sua coleta. A amostragem obtida viabiliza o estudo de diversos aspectos da vida pública e privada da população que habitou estes sítios históricos escavados (Cidade de Goiás, Pirenópolis e Natividade).
Desta forma, o acervo arqueológico vem sendo utilizado como fonte para diversas temáticas de pesquisa que estão sendo desenvolvidas pelos pesquisadores e estagiárias do NARQ, alunos e ex-alunos do curso de História da UnU da cidade de Goiás..
O CEPEDOM (Centro de Pesquisa e Documentação em Memória), cuida de vários documentos de história oral, como entrevistas realizadas pelos acadêmicos. Está em processo de tramitação a doação de um acervo fotográfico, de mais de duas mil fotografias, cedido pela Jornalista aposentada Arcelina Helena Púbio.
Está em processo de criação o Laboratório de Ensino de História. Que contará com livros didáticos, paradidáticos, da segunda fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de bibliografias especializadas sobre o ensino de História. Estão sendo estabelecidas parcerias com Editoras para a doação dos acervos. O laboratório contará também com vários materiais didáticos do Ensino de História.
Links:
Corpo Docente
Quadro de professores da Graduação em História
Docente |
Titulação |
Link Lattes |
Cristiano Alexandre dos Santos |
Doutor |
|
Eduardo Gusmão de Quadros |
Doutor |
|
Euzébio Fernandes de Carvalho |
Mestre |
|
Geórgia Clarice da Silva |
Mestra |
|
Gislaine Valério de Lima |
Doutora |
|
Josilene Silva Campos |
Mestra |
|
Keley Cristina Carneiro |
Doutora |
|
Lilian Barbosa de Morais |
Mestranda |
|
Marcos A. Cunha Torres |
Doutor |
|
Maria Dailza da Conceição Fagundes |
Doutora |
|
Neemias Oliveira da Silva |
Doutor |
|
Paulo Sérgio Cantanheide Ferreira |
Doutor |
|
Raquel Miranda Barbosa |
Doutora |
|
Valtuir Moreira da Silva | Doutor |
Câmpus: Cora Coralina |
Curso: História |
Modalidade: Licenciatura |
Integralização do Curso: Mínimo - 4 anos Máximo - 6 anos |
Carga Horária Total do Curso: 3300 |
Turno: Noturno |
Temporalidade: Anual |
Regime Acadêmico: Semestral |
Início de Vigência: 2015/1 |
Matriz 2021/1 (clique para download)
Câmpus: Cora Coralina |
Curso: História |
Modalidade: Licenciatura |
Integralização do Curso: Mínimo - 4 anos Máximo - 6 anos |
Carga Horária Total do Curso: 3290 |
Turno: Matutino/Noturno |
Temporalidade: Anual |
Regime Acadêmico: Semestral |
Modalidade: Presencial |
Início de Vigência: 2021/1 |