Texto: Adelino Machado
Fotos: Valdir Netto
O professor Fábio de Melo Bandeira, que já atuou por 17 anos como docente contratado temporariamente na Unidade, foi apresentado pela sua professora de graduação e pioneira dos cursos de Letras, Pedagogia e especialização lato sensu, nos idos anos 2000. Trata-se da professora doutora Magda Sueli Pereira Costa, diretora pioneira da UNITINS, primeira Instituição de Educação Superior – IES, nesta região (Nordeste Goiano/Sudeste do Tocantins).
Drª Magda Sueli é uma brilhante educadora, entusiasta e ativista da Educação Superior nesta região, deste a década de 1980. Ela destacou na apresentação, o importante papel da UEG em Campos Belos e o grande potencial do professor Fábio, que de um excelente aluno de pedagogia, tornou-se mestre em educação ambiental, pelo Instituto Federal de Goiás e agora docente efetivo desta Unidade.
Prof. Fábio recebeu na oportunidade, o carinho de toda a família, inclusive daqueles que não puderam estar presentes. Entre outros depoimentos, sua filha Isabela, que reside em Goiânia, capital do Estado, disse em vídeo, que “ser aprovado neste concurso é o reconhecimento do seu esforço, da sua dedicação, da sua disciplina”. E enfatizou “que ele sempre foi um exemplo de perseverança” para ela”.
O professor, Ronivaldo de Oliveira Rego Santos, egresso da Unidade foi apresentado pelo professor Idonizeth Alves Pereira, pioneiro e marcante professor na vida de muita gente, que estudou na UEG de Campos Belos. Idonizeth tem influência direta na formação acadêmica e pessoal do “prof. Roni”, como este é carinhosamente chamado por aqui.
Idonizeth, que é agresso da UNITINS e foi aluno da professora Magda Sueli é um verbo-ardoroso militante da pedagogia crítica, respeitado na região, pelos seus posicionamentos firmes e sinceros, sobre a formação de professores. Ele é um dos professores muito admirados pelas/os suas/seus ex alunas/os, inclusive o novo empossado, por ele apresentado.
Marcante e emocionante foi também a homenagem-surpresa da professora Sandra Michelle, egressa da Unidade e esposa do professor Roni. Ela disse, entre outras palavras, ao seu companheiro que “Sua dedicação incansável não apenas o levou a concluir a graduação, mas o impulsionou ainda mais longe: o mestrado, uma nova graduação em História, e agora, a poucos meses de concluir o doutorado”.
Na oportunidade estiveram presentes várias/os professoras/es e diretoras de escola, egressos da UEG de Campos Belos. A professora Cássia Auxiliadora, que foi coordenadora do curso de Pedagogia da Unidade, declarou estar emocionada em participar do evento e que é “testemunha do esforço e dedicação dos atuais novos efetivos da UnU, Fábio e Roni”.
A data do dia 13 de março de 2025 teria sido um dia normal de entrada em atividade de dois docentes num curso de graduação numa Universidade, se não fosse o fato de envolver a história de uma instituição em período de reconstrução. Também não fosse o fato de tratar-se de dois atores importantes da formação de professores na localidade, sendo reconduzidos de “volta para casa”, com o apoio e o carinho de seus familiares e amigos.
O ingresso destes dois professores, via concurso público no curso de pedagogia da Unidade é expressão do fortalecimento da formação docente na região Nordeste de Goiás e Sudeste do Tocantins. É também a celebração do esforço dos servidores da UEG, na gestão da primeira mulher que dirige a Unidade, para finalmente dizermos que “Ainda estamos aqui”, agora mais fortalecidos na luta pelo desenvolvimento humano na região.