Texto: Adelino Machado
Fotos: Tairine Leopoldino
Os três verbos desta sentença é motivação para iniciarmos o ano letivo 2025/1, na UEG de Campos Belos. Este é o chamado da profa. Dra. Luciana Nogueira, nova Coordenadora da Unidade.
Nossa tarefa básica a partir deste dia (17/02/2025), é “estudar muito, para fortalecer a luta que temos pela frente. Mas para isso temos que defender nossa Universidade”, disse a nova Coordenadora da Unidade, na abertura do ano letivo, para alunas, alunos, professoras e professores dos cursos de Agroecologia e Pedagogia e também para os servidores administrativos e funcionários da Unidade.
Mas o que é mesmo a UEG, que temos que defender? “A UEG é um ‘Mosaico’ de lutas, de conquistas e de possibilidades de humanização e profissionalização, no Nordeste Goiano e Sudeste do Tocantins”, resumiu o coordenador setorial do curso de Pedagogia, prof. Me. Adelino Machado.
Nesta data a Unidade de Campos Belos propõe o seu melhor, para estudar, lutar e defender. Apresenta seu quadro efetivo de profissionais técnico-administrativos e docentes: a) bibliotecária, secretário, gestora de patrimônio, gestor do fundo rotativo e auxiliares, todas/os efetivos e qualificados; b) professoras/es dos cursos de Agroecologia e Pedagogia, mestras/es, doutoras/es e pós-doutores em suas áreas de atuação.
A Unidade de Campos Belos é lugar de plantio e de colheitas, é também “lugar de oportunidades e de transformação”, disse a profa Drª Jaqueline Lima da Conceição Souza. O início dos trabalhos do ano de 2025 foi celebrado com palavras de Aristóteles, pronunciadas pelo prof. Drº Amauri Felipe Evangelista, para incentivar as/os novas/os alunas/os: “As raízes do estudo são amargas, mas seus frutos são doces.
Prof. Dr. Edimar dos Santos de Sousa Junior, coordenador setorial do curso de Agroecologia entende que “a força da Unidade deve partir do cuidado e empenho com seus alunos, motivo de seu existir”. Profa. Dra. Géssica Xavier Torres proferiu palavras de apoio aos discentes “Quando os docentes acreditam, orientam e incentivam, os discentes se tornam capazes de superar desafios e alcançar grandes conquistas”.
Estas são principais razões, para que a Universidade Estadual de Goiás, em Campos Belos, seja lugar de estudo, palco de lutas e de defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, para todas e todos.