Texto: Adelino Machado
Fotos: Edimar Junior
A coordenadora geral da UEG - Unidade Universitária de Campos Belos, professora Luciana Nogueira da Silva, participou nesta sexta-feira (14 de fevereiro) no período matutino, da mesa redonda em que ocorreu o debate sobre a formação de professoras/es e a questão ambiental. Uma ação na 14ª Semana Acadêmica de Pedagogia do Câmpus Universitário da Universidade Federal do Tocantins, na cidade de Arraias – TO.
Ao lado dos professores Antonio Miranda da UFT de Miracema do Tocantins, Rafael Paiva da Escola Estadual Silva Dourado de Arraias e Tony de Jesus do curso de Pedagogia da UFT de Arraias, Luciana, doutoranda em Direitos Humanos, pela Universidade de Brasília – UnB, destacou a necessidade da formação de professores integrar-se aos desafios da preservação do planeta Terra.
Na oportunidade a professora reforçou seu compromisso com o fortalecimento dos cursos de Pedagogia e Tecnologia em Agroecologia da UEG de Campos Belos, que segundo ela “podem fazer o diálogo necessário” nestes desafios dos tempos atuais.
Visto a importância da discussão e transversalidade entorno da temática, a professora Luciana foi acompanhada dos coordenadores setoriais dos cursos de Pedagogia, professor Adelino Soares Santos Machado, e Tecnologia em Agroecologia, professor Edimar dos Santos de Sousa Junior, além do professor Amauri Felipe Evangelista, oportunizando a gestão integrada que vem desenvolvendo em sua Unidade Universitária.
Por fim, a professora ressaltou que “viver na terra é o direito principal do ser humano” e que “cuidar dela, ainda que seja para adiar seu fim, é dever de todas/os”, como ecoa Ailton Krenac, um dos maiores ativistas em favor do meio ambiente de nossa contemporaneidade.