As práticas institucionais de Avaliação Institucional na UEG iniciaram-se com a instalação da Comissão de Avaliação Institucional (CPA), que deu início ao processo de avaliação institucional na UEG, conforme consta na Portaria n. 011, de 15 de março de 2000.
1) Em 2000:
- Instalação da primeira Comissão de Avaliação Institucional da UEG.
- Criação dos Núcleos de Avaliação Institucional (NAI), instalados nas Unidades Universitárias.
2) Em 2002:
- Criação da Comissão Assessoria de Avaliação Institucional (CAAI/GABR) com o objetivo de assessorar o Gabinete da Reitoria e a Assessoria para Assuntos Institucionais.
- Desenvolvimento do Programa e dos Projetos de Pesquisa de Autoavaliação Institucional nas Unidades Universitárias;
- Desenvolvimento de três projetos de pesquisa de avaliação institucional, no âmbito da Graduação, da Pós-Graduação Lato Sensu (na ocasião não existiam cursos stricto sensu) e da extensão. São eles: Avaliação da Licenciatura Plena Parcelada, Avaliação dos Cursos concluídos e em andamento de Especialização. Projeto de Pesquisa “O desafio da construção da cultura da Avaliação Institucional na UEG” - que avaliou os cursos de graduação até 2010.
3) Em 2005:
- Realização do Curso de Pós-Graduação em Avaliação Institucional.
4) Em 2006:
- Entrega do Relatório de Autoavaliação dos Cursos de Graduação Plena - ano base 2005.
5) Em 2007:
- Entrega do Relatório de Autoavaliação dos Cursos de Graduação Plena – ano base 2006
6) Em 2008:
- Entrega do Relatório de Autoavaliação dos Cursos de Graduação - ano-base 2007.
7) Em 2011:
- Criação da Gerência de Avaliação Institucional a partir da reforma administrativa, Lei n. 17.257, de 25 de janeiro de 2011, em especial da estrutura organizacional complementar da Universidade Estadual de Goiás no âmbito do critério de meritocracia, Decreto n. 7.275, de 04 de abril de 2011.
- Reestruturação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) – ciclo 2012-2013.
- Elaboração de forma coletiva do Projeto de Avaliação Institucional - ciclo 2012-2013.
- Elaboração do Planejamento da Gerência/CPA para o ciclo 2012*2013.
- Realização do I Seminário “Conhecer para Melhorar”, nos dias 24 e 25 de novembro de 2011, com a presença do Presidente da CONAES, Prof. Dr. Sérgio Franco.
- Elaboração dos questionários de autoavaliação para os segmentos: discente, docente, técnico-administrativo e gestor (Unidades Universitárias e Administração Central).
7) Em 2012:
- Entrega do Relatório de Autoavaliação – ano base 2011 - elaborado a partir dos seguintes documentos: a) Mudança na estrutura organizacional da Universidade e Criação da Gerência de Avaliação Institucional da UEG; b) Elaboração do Projeto de Avaliação Institucional da UEG – ciclo 2012-2013; c) Revisão/elaboração dos questionários de autoavaliação para o ciclo 2012-2013; d) Processo de Renovação do Recredenciamento da Universidade Estadual de Goiás – Portaria/GAB n. 408/2011; e) Relatório da Comissão de Estudos sobre a Universidade Estadual de Goiás - Portaria SECTEC n. 12, de 14/03/2011; f) Relatório da Comissão de Planejamento e Reestruturação de Cursos nas Unidades Universitárias da UEG – Portaria/GAB n. 1.153/2009 – concluído em 2011.
- Protocolamento junto ao e-MEC do Relatório de Autoavaliação 2011 da UEG, do Projeto de Autoavaliação da UEG – ciclo 2012-2013 e inserção da CPA, conforme orienta a legislação vigente.
- Testagem e aprovação dos questionários de autoavaliação pela CPA.
- Criação do Sistema “QUALITAS Avaliação Institucional” para a coleta de dados da autoavaliação.
- Realizações de duas Oficinas: Sensibilização para Autoavaliação e Orientações Técnicas para elaboração de Relatórios.
- De 1º a 31 de Outubro de 2012 - coleta de dados junto a comunidade universitária.
- Elaboração e orientação da metodologia de análise
- Criação do “UEG em Dados” no site da UEG/link para Avaliação Institucional.
- Realização do II Seminário “Avaliar para Melhorar” - 16 e 14 de maio de 2012.
8) Em 2013:
- Entrega do Relatório de Autoavaliação da UEG – ano base 2012.
- Devolutiva dos resultados da Autoavaliação da UEG 2012 para a comunidade universitária.
- Realização da 1ª Oficina CPA/2013 – revisão dos questionários de autoavaliação.
- Participação nos “Seminários Regionais sobre a Autoavaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação (CPA) – 2013, desenvolvido pelo INEP/MEC, em Brasília/DF.
- De 1º a 30 de Setembro de 2013 - coleta de dados junto a comunidade universitária.
9) Em 2014:
- Entrega do Relatório de Autoavaliação da UEG – ano base 2013.
- Elaboração do Projeto de Autoavaliação Institucional da UEG – ciclo 2014-2015.
- Protocolamento junto ao e-MEC do Relatório de Autoavaliação 2013 da UEG, do Projeto de Autoavaliação da UEG – ciclo 2014-2015 e inserção da CPA, conforme orienta a legislação vigente.
- Devolutiva dos resultados da Autoavaliação da UEG 2013 para a comunidade universitária.
- Reestruturação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) – ciclo 2014-2015.