As Diretrizes para a avaliação institucional contidas no Projeto Pedagógico Institucional da UEG (2011) são:
Realizar um processo partilhado de produção de conhecimento sobre a Universidade, que torne possível a revisão e o aperfeiçoamento de práticas, tendo como referências o PDI, PPI e os PPCs;
Instalar um sistema de informação e divulgação de dados, ágil e preciso, com a participação dos diferentes segmentos da Universidade, garantindo a democratização das ações;
Efetivar análise contínua da ação educativa, buscando vê-la com clareza, profundidade e abrangência;
Implantar dinâmica avaliativa que possibilite a construção coletiva do processo e a participação consciente de todos os profissionais que integram a Universidade.
Desencadear processo de avaliação que dê continuidade às ações avaliativas e não perca de vista a globalidade da instituição;
Coletar, sistematizar e analisar informações, integrando dados institucionais existentes com os produzidos, de forma a ampliar a compreensão da realidade;
Imprimir caráter formativo ao processo avaliativo que leve à reflexão crítica sobre os princípios, as finalidades e as práticas institucionais, identificando possibilidades e avanços, dificuldades e equívocos, com vistas ao aperfeiçoamento institucional e pessoal;