Na última segunda-feira, 23, a Unidade Universitária de Pirenópolis da Universidade Estadual de Goiás (UEG) deu início à 21ª edição da Hands-on Science Conference (HSCI2024). A cerimônia de abertura contou com uma apresentação cultural da banda de música Phoenix do Mestre Propício, que animou o público com músicas tradicionais brasileiras.
A mesa de abertura foi composta por diversas autoridades, entre elas o reitor do Instituto Federal Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro; o pró-reitor de Graduação da UEG, prof. Raoni Ribeiro; o representante da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás, prof. Gabriel de Paula; o diretor do Ceagre, prof. Alan Carlos da Costa; o reitor da Universidade Federal de Jataí, prof. Cristiano Peres Coelho; e o prof. da Universidade de Barcelona, na Espanha, Josep Maria Fernandés Novell. Também participaram o prof. do Instituto Federal de Goiás, Ruberley Rodrigues Souza; o prof. Fabiano Guimarães, do IF Goiano; e o coordenador geral do evento, Salmon Landi Junior.
Durante o evento, o pró-reitor de Graduação da UEG, prof. Dr. Raoni Costa, destacou a importância da conferência para o fortalecimento da educação científica e o papel da universidade como promotora de conhecimento e inovação. "Além de sua importância como cidade histórica e turística, suas questões ambientais fazem dela um cenário ideal para discutirmos a sustentabilidade no contexto educacional. É um privilégio para a UEG ser a instituição que acolhe este encontro.", enfatizou.
Com o tema "Educação científica e sustentabilidade", o evento reune mais de 240 participantes de áreas como física, química, biologia, robótica e ciências da saúde. A programação inclui a apresentação de 210 trabalhos científicos, 5 oficinas e 40 exposições e workshops, consolidando a UEG como um centro de referência em educação científica.
O prof. Dr. Manuel Filipe Costa, da Universidade do Minho, em Portugal, participou por videoconferência, destacando a importância do evento para discutir a sustentabilidade em suas diversas dimensões – ambiental, cultural, social e econômica.
Com a presença de palestrantes de instituições internacionais como Portugal, Inglaterra, Espanha, República Checa, Grécia, Polônia, Ucrânia e Moçambique, um dos destaques da conferência é o workshop "Ciência na prática", que traz demonstrações de projetos interativos, como a construção de foguetes de papel e o estudo do movimento orbital de satélites.
A estudante Isabel Sampaio, da Universidade Federal de Uberlândia, elogiou a abertura do evento e destacou a importância do congresso para sua área de estudos. "Vim para participar do evento, sendo em vista a sua importância para a área da ciência e tecnologia. "Eu sou da linha de ensino de ciências e matemática, então venho ao encontro com o que venho estudando. Gostei muito da abertura, da fala do professor da Universidade do Minho e da programação do evento, que aborda o ensino de ciência e tecnologia para crianças, algo que eu estudo", afirmou.
Lançamento de livros
Durante o evento, também foram lançados diversos livros, entre eles:
- Ensinar e aprender ciências em um presente e futuro de incertezas, de Sabrina do Couto de Miranda.
- Pedagogia Histórico-Crítica: notas sobre os fundamentos filosóficos, pedagógicos e psicológicos, de Leonardo Carlos de Andrade.
- Cerrado: a floresta invertida, de Andreia Aparecida de Carvalho Lima e Solange Xavier dos Santos.
- Duda: uma história de mixos, fama e fogo, de Solange Xavier dos Santos.
- Vidas e casos de ensino: narrativas da práxis pedagógica, de Rosenilde Nogueira Paniago.
- Inserção à docência no residência pedagógica no IF Goiano: narrativas pedagógicas no contexto da pandemia da covid-19, de Rosenilde Nogueira Paniago.
- Educação matemática inventiva, de Marcos Roberto da Silva.
- A produção artesanal do papel de fibra de bananeira em um contexto educacional, de Nília Oliveira Santos Lacerda.
A profa. Dra. Nília Lacerda, do Câmpus CET, de Anápolis, apresentou seu livro, que aborda a produção artesanal de papel a partir de fibras de bananeira, destacando sua relevância no contexto da sustentabilidade e da educação. "O livro vai ao encontro do tema do evento, porque trabalha a sustentabilidade e traz justamente a produção de um papel que é produzido a partir de fibra de bananeira, não sendo um papel reciclado. O livro é um material didático que pode ser utilizado de várias formas e o objetivo é ampliar o projeto, levando-o para um contexto de pesquisa mais aprofundada", explicou.
Outras atividades
Na terça-feira, 24, docentes da UEG estiveram presentes na mesa-redonda Diálogos Internacionais: Conexões para Além do Atlântico, que contou com a participação de pesquisadores de Portugal, Reino Unido, Espanha, Grécia, Polônia e Ucrânia. Representando a UEG, estiveram presentes os professores Eude de Sousa Campos (CEAR), Adriano de Melo Ferreira (Câmpus Central UEG), Raphaela Cristina Costa (Câmpus Central UEG), Rodrigo Guimarães Prudente Marquez Cotrim (UnU Pirenópolis) e Nília Oliveira Santos Lacerda (Câmpus Central UEG).
Além das palestras e apresentações, os participantes poderão participar do concurso de fotografia do evento, aberto até quinta-feira. O livro publicado em decorrência do evento está disponível online. Outras atividades incluem mesas-redondas e o "Baú da Ciência", iniciativa voltada para a inclusão educacional de crianças nas ciências.
A HSCI 2024, organizada pela Hands-on Science Network, continua até o dia 27, com uma programação diversificada que promete enriquecer o cenário científico no Brasil e internacionalmente.