A Université Libre de Bruxelles está coordenando o programa de mestrado Erasmus Mundus TROPIMUNDO, para o qual a Comissão Europeia oferece bolsas de estudo para estudantes da UE e de países terceiros. Não há nenhuma restrição de país. Como o Erasmus Mundus é a marca de excelência educacional da Comissão Europeia, o principal critério de seleção dos bolsistas será a excelência acadêmica.
Esta oportunidade é direcionada principalmente para os estudantes de BIOLOGIA que procuram uma bolsa de estudos no exterior.
TROPIMUNDO é o primeiro Mestrado Internacional em Biodiversidade e Ecossistemas Tropicais (com duração de 2 anos, 120 ECTS) que permite que os alunos mergulhem nos ecossistemas interconectados sob ameaça, passando o segundo semestre inteiro de cursos em escolas de campo na floresta tropical africana, na floresta de mangue asiática ou na floresta tropical da Amazônia e ecologia insular tropical do Caribe. O quarto semestre é dedicado ao trabalho de tese relacionado à biodiversidade e ecossistemas tropicais. Os outros dois semestres são para cursos básicos e especializados na Bélgica, Itália, França e Guiana Francesa.
A Comissão Europeia oferece um certo número de bolsas de estudo completas para estudantes da UE e de países não pertencentes à UE. Os bolsistas selecionados terão os custos acadêmicos e de mobilidade cobertos, além de receber seguro total e alocações mensais.
A primeira convocação para candidatos para 2020-2021 que precisam de uma bolsa de estudos já está aberta e o prazo para inscrição é 30 de novembro de 2019.
Mais informações sobre o programa TROPIMUNDO e o procedimento de inscrição podem ser encontradas em https://tropimundo.eu/.