Perfil
Foto: Fábio Silva e Acervo Pessoal
Texto: Dirceu Pinheiro
Edna Duarte - A pedagogia do amor e do compromisso
Ouvidora

Quem atua como professor carrega consigo o amor pela profissão e o sonho de transformar o mundo. Na missão de perfilar pessoas e através delas mostrar o perfil da UEG nesses 25 anos, sou agraciado por poder conversar com a professora Edna Duarte. Sempre com sorriso no rosto, recebo um abraço caloroso da colega que conheço há mais de 20 anos. 

“A UEG é a minha trajetória de vida.”

No trato com as pessoas, Edna continua a mesma. Não somente esbanja o sorriso largo, mas exprime o compromisso e o amor imenso pela UEG em meio à emoção e a uma pausa para se recompor: “A UEG é a minha trajetória de vida.” 

Mãe de três filhos e dona de uma trajetória marcada pela dedicação e paixão pelo ensino, a professora Edna Duarte, atualmente ocupando o cargo de ouvidora-geral da Universidade Estadual de Goiás, é uma mulher comprometida com a vida e com a missão de ajudar pessoas a se tornarem melhores. “A profissão de professora me ensinou a gostar de pessoas. Eu entendo que meu propósito aqui como pessoa é ajudar pessoas. Então, a minha opção de vida é essa, ser uma pessoa melhor para ajudar outras pessoas a melhorarem”. 

Desde sua juventude, Edna mostrou um forte vínculo com questões educacionais, inicialmente atuando como professora de escola dominical. Seu interesse pela área a levou a cursar Pedagogia na Universidade Federal de Goiás, onde se formou em 1989, e encontrou o lugar ideal para ajudar pessoas. “Eu sou pedagoga por opção e por paixão. A Pedagogia me move. É mais do que um curso de graduação que eu fiz, é uma crença mesmo na educação”.

Iniciando sua carreira como professora da Secretaria de Educação do Estado, Edna passou por todas as séries, do jardim de infância ao ensino médio. Sua jornada no ensino superior teve início em 1991, quando mudou-se para Itapuranga e passou a ministrar aulas na então Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Itapuranga, hoje Unidade Universitária de Itapuranga da UEG. Era a única pedagoga na cidade. 

“Eu acredito que a educação é uma forma de transformar pessoas, transformar vidas e transformar a sociedade. Eu estou na universidade porque ela me propicia isso”.

Sua paixão pela educação a levou a realizar duas pós-graduações e um mestrado na área de Educação Brasileira, focando na formação de professores. Na busca constante por aprimoramento e comprometimento com o ensino, Edna também obteve um doutorado pela Universidade de Brasília, dedicando-se ao estudo da formação do professor do ensino superior em Goiás. “Eu acredito que a educação é uma forma de transformar pessoas, transformar vidas e transformar a sociedade. E eu estou na universidade porque ela me propicia isso”.

Durante a carreira, Edna teve a oportunidade de contribuir para a consolidação e expansão da UEG, antes mesmo de sua oficialização como universidade em 1999. Além da atuação na docência, Edna desempenhou importantes papéis na gestão acadêmica da UEG, passando pela Pró-Reitoria de Graduação, como pró-reitora, coordenadora e gerente de Assuntos Acadêmicos e pelo Núcleo de Seleção, onde liderou processos seletivos para docentes da universidade.

“Meu sonho é que seja dado à UEG o lugar que ela merece, que ela precisa e, principalmente, que a sociedade venha abraçar a UEG e defendê-la conosco. Esse é meu sonho.”

Atualmente, como ouvidora, Edna encontra uma nova forma de ajudar pessoas, oferecendo um espaço para que membros da comunidade acadêmica e sociedade possam ser ouvidos e suas demandas atendidas. “Uma das minhas satisfações na universidade, hoje em final de carreira, é poder dizer que eu estou fazendo muito do que gosto em sala de aula e na gestão, que é ajudar as pessoas”. Novamente os olhos brilham ao falar que a Ouvidoria tem sido esse espaço de conectar a UEG com a comunidade acadêmica e a sociedade. Dividindo o papel de ouvidora com a sala de aula, Edna traz em sua atuação a meta de colaborar para que pessoas e profissionais saiam da instituição humanizados. Seu compromisso com a transformação por meio da educação se reflete em sua atuação como professora e gestora, inspirando seus alunos a serem agentes de mudança na sociedade.

Ao ser perguntada sobre o que vislumbra para a universidade nos próximos 25 anos, a professora diz que quer ver uma universidade de excelência. O seu sonho é ver isso estampado nas capas dos jornais e também ver a sociedade abraçar a UEG como patrimônio dos goianos. “Meu sonho é que seja dado à UEG o lugar que ela merece, que ela precisa e, principalmente, que a sociedade venha abraçar a UEG e defendê-la conosco. Esse é meu sonho.”

“Eu pude acompanhar a UEG transformando outras vidas. Pessoas que não tinham nada além de sonhos. Esses sonhos viraram realidade e eles viraram realidade por causa da UEG.”

A Universidade Estadual de Goiás tem sido não apenas o local de trabalho de Edna, mas também sua fonte de inspiração e realização pessoal. Para ela, a UEG é muito mais do que uma instituição de ensino, é um símbolo de esperança e oportunidade para transformar vidas e construir um futuro melhor para Goiás. “Eu pude acompanhar a UEG transformando outras vidas. Pessoas que não tinham nada além de sonhos. Esses sonhos viraram realidade e eles viraram realidade por causa da UEG.”



UEG - COMSET | 2024
instagram / facebook / youtube: @uegoficial