No último domingo, 24, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou, em todo o Brasil, as provas teóricas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Este ano, o exame é voltado para os cursos de licenciatura, que serão submetidos também a uma avaliação prática.
Ao todo, licenciaturas de 17 áreas de conhecimento diferentes estão sendo avaliadas: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.
Instituições de ensino, alunos, orientadores e supervisores de estágio devem cumprir com os requisitos e prazos previstos no edital:
Os estudantes serão avaliados durante a regência de classe de uma aula observada. O intuito é coletar informações a respeito das características e das condições de trabalho do docente. Os estágios supervisionados são obrigatórios e devem ser realizados em escolas de educação básica. Essa etapa envolverá a participação de um orientador (docente da instituição de educação superior do aluno) ,que é responsável por acompanhar o estágio no curso de graduação do estudante; e um supervisor (docente da escola de educação básica), que deve atuar como avaliador externo do Inep na área de conhecimento do curso de graduação do estudante.
O estudante deve preencher o Questionário da Avaliação da Prática, onde vai prestar informações a respeito das atividades desenvolvidas durante o estágio, sua percepção acerca dessa etapa de formação, além de discorrer sobre o plano de aula que será avaliado pelo supervisor. O professor supervisor preencherá um instrumento para avaliar as contribuições da etapa formativa, assim como as condições de acompanhamento do estágio. Após a conclusão da avaliação, um formulário contextual será preenchido pelo professor orientador.
Para mais informações, acesse o edital do Enade 2024 ou visite o site do Inep.
(Comunicação Setorial|UEG, com informações do Inep)