O Enade 2024 trará uma importante inovação na avaliação dos futuros professores: a inclusão de um componente prático durante os estágios supervisionados em escolas de educação básica. Essa nova abordagem visa verificar como os estudantes desenvolvem a regência de sala de aula, além de avaliar as condições e características do trabalho docente.
Durante o estágio supervisionado, os estudantes serão avaliados enquanto ministram uma aula observada. Essa avaliação prática é uma etapa obrigatória e será realizada em escolas públicas ou privadas de educação básica.
A avaliação envolverá três principais atores:
Procedimentos da avaliação
Antes de iniciar a regência de classe, o estudante deverá preencher o Questionário da Avaliação da Prática, até 10 dias antes da aula observada. Esse questionário reunirá informações sobre as atividades desenvolvidas durante o estágio, a percepção do estudante sobre essa fase de sua formação, além do plano de aula que será avaliado pelo supervisor.
Após a realização da aula, o professor supervisor preencherá um instrumento para avaliar a contribuição do estágio e as condições de acompanhamento. O professor orientador, por sua vez, completará um formulário contextual para complementar a avaliação.
Os envolvidos no processo – orientadores e supervisores – deverão participar de uma capacitação on-line oferecida pelo Inep. Além disso, a aplicação dessa nova avaliação será organizada em colaboração com as redes estaduais e municipais de educação básica, em parceria com entidades como Undime e Consed.
Essa iniciativa agrega uma avaliação prática ao Enade, complementando a prova teórica já aplicada. O objetivo é garantir que a regência em sala de aula, uma etapa crucial da formação docente, seja avaliada de maneira detalhada e criteriosa. No futuro, essa avaliação prática poderá compor a nota final dos cursos de licenciatura no Enade.
(Comunicação Setorial|UEG)