Você já parou para pensar que para consumir qualquer produto sempre há alguma ação logística envolvida? Gerenciar o fluxo de produtos, desde os pontos de fornecimento até os de consumo é atribuição do tecnólogo em Logística, que pode trabalhar nas áreas de distribuição, armazenamento, compras, análise de frotas de caminhões, gerenciamento de transporte urbano, custos, estoques, logística reversa, empresas ferroviárias e navegação, entre outras.
A Logística está constantemente se expandindo no Brasil, o que garante espaço no mercado de trabalho aos egressos do curso. Na Universidade Estadual de Goiás (UEG), o curso de Logística é ofertado nas unidades universitárias de Jataí e Senador Canedo, com duração de três anos.
O egresso do curso é habilitado a planejar, avaliar, executar e coordenar atividades relacionadas ao transporte e armazenamento de produtos e materiais das diferentes organizações. É o profissional capaz de racionalizar e dimensionar sistemas de armazenamento de forma econômica, segura e adequada aos tipos de produtos a serem transportados e/ou armazenados, proporcionando o aumento da produtividade e redução de custos logísticos.
De acordo com a coordenadora central dos cursos superiores de Tecnologia da do Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas da UEG, Rose Mary Gonçalves, o curso superior de Tecnologia em Logística tem como objetivo formar profissionais preparados para enfrentar um mundo que registra mudanças rápidas, constantes e profundas, em todas as áreas. “Eles devem estar preparados para tratar as questões envolvidas no setor de transporte, produção e cadeia de suprimentos em diferentes âmbitos de atuação para atender as demandas de um estado que apresenta crescimento constante e que gera oportunidades de trabalho e de pesquisa amplas para o egresso do curso”, ressalta.
A coordenadora explica que haverá uma reformulação do curso de Logística, de modo a torná-lo ainda mais ágil, assertivo, com certificações intermediárias. “Isso vai possibilitar que o aluno entre no mercado de trabalho já durante a sua formação e também vai prepará-lo para a pós-graduação, garantindo a educação como um processo contínuo”, salienta Rose Mary.
Depoimentos
Envolvido com trabalhos na área da Logística desde os 15 anos de idade, Rhitchelly Rhayron Silva Lemos resolveu ingressar no curso em 2019, concluindo no início deste ano.
Atualmente, Rhitchelly é servidor efetivo da Prefeitura de Senador Canedo, onde teve oportunidade de exercer cargos de gerência, na parte de alimentação escolar, almoxarifado e patrimônio. “No momento em que tive essas oportunidades vi a necessidade de me especializar com o curso superior de Logística”, salientou. Ele trabalha na Coordenadoria de Gestão de Frotas do município, onde é responsável pela compra e distribuição de combustíveis.
O egresso diz que concluiu o curso dentro do período proposto. “Uma ótima experiência. O curso teve conteúdo de extrema importância na minha formação, ótimos profissionais aplicaram as disciplinas”, destaca.
Rhitchelly diz que pretende buscar novas experiências e adquirir mais conhecimento com uma pós-graduação. “O curso de Logística em nossa cidade tem dado oportunidade de muitos jovens e adultos conquistarem o primeiro diploma de curso superior”, revela.
Quem também enxerga um futuro promissor na Logística é o aluno Waldemar da Conceição Andrade. Ele faz o curso na Unidade Universitária de Senador Canedo e deve ser formar em 2023.
O interesse pelo curso também surgiu de experiências na área, trabalhando com caminhão. Waldemar se diz maravilhado com o curso. “Um ótimo curso, com uma equipe fantástica”, destaca.
Ingresso
Quem quiser fazer o curso superior de Tecnologia em Logística na Universidade Estadual de Goiás pode entrar de três formas diferentes:
* Vestibular (a forma mais comum);
* Transferência interna (de outro curso da UEG) ou externa (de outra instituição de ensino superior);
* Seleção de portadores de diploma de curso de graduação.
(Dirceu Pinheiro|Comunicação Setorial|UEG)