Já parou para pensar em como um avião de toneladas consegue voar? Ou por que um navio cargueiro não afunda no mar? Essas e muitas outras coisas têm tudo a ver com a Física e se essas questões despertam sua curiosidade, vale a pena considerar essa graduação.
O curso de Física é oferecido desde 2006 no Câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Goiás (CET|UEG), em Anápolis, e forma profissionais que estudam as leis do Universo e as relações entre a matéria e a energia, suas relações e interações, seus fenômenos e teorias.
O graduado em Física pode contribuir com a evolução de vários setores da economia, já que os conhecimentos gerados no curso podem ser aplicados na engenharia, na computação e na indústria.
O diretor do Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas (Iael|UEG), professor Marcos Vinícius Ribeiro, diz que a Licenciatura em Física está entre as mais fascinantes e com maior empregabilidade, já que há muita procura por professores da área. "Buscamos qualificar o debate em torno da excelência da formação discente por meio do incentivo à atuação docente, e o curso de Física cumpre, com maestria, essa tarefa, pois alia o debate teórico à aplicação prática dos conhecimentos necessários à boa formação, saindo do trivial, desafiando-os a alçar voôs mais audaciosos, sem descuidar da importância da área da pesquisa, já que o curso conta com pesquisadores de excelência em seu corpo docente", afirma o professor Marcos.
De acordo com o coordenador do curso, professor Maurício Bellissimo Falleiros, na graduação em Licenciatura em Física da UEG os estudantes têm a oportunidade de aprender os vários modelos conceituais e formais utilizados na Física e também aqueles relacionados à Educação, com apoio de corpo docente efetivo e altamente qualificado – mestres e doutores em Física e em Educação. "Abrir à juventude as portas para o aprendizado dessa visão de mundo e contribuir para a ampliação dela na forma de pesquisa acadêmica são missões gratificantes e muito relevantes para o desenvolvimento humano", ressalta o professor.
Depoimentos
Eduardo Serbêto é aluno do 4º período de Física na UEG e afirma que gostou da matéria desde seu primeiro contato com ela, no 9º ano do Ensino Fundamental. "Sempre gostei das matérias das exatas, de entender como o Universo funciona. Na licenciatura, tive oportunidades de dar aula a colegas meus durante o Ensino Médio e gostei de ensinar, poder transmitir o pouco que sei para os outros", conta Eduardo.
A egressa Raíssa Freire Santo de Paiva conta que em 2017 teve a oportunidade de realizar o sonho de ingressar no curso de Licenciatura em Física na UEG. "Logo no início minhas expectativas foram mais do que superadas, me deparei com as diversas aplicações contempladas pela Física. Cursando Física conheci as maravilhas das leis que regem os fenômenos da natureza através de disciplinas como Eletromagnetismo, Termodinâmica, Mecânica Clássica e Quântica; tive a oportunidade também de perceber com outros olhos como ocorre o processo de ensino-aprendizagem, além de vislumbrar o mundo da Robótica e a História da Ciência", observa. "O curso de Física me proporcionou uma profissão e uma carreira como docente e, devido à qualidade do ensino, consegui ser efetivada em um concurso público para professora do estado de Goiás, ingressei em um curso de pós-graduação em Ensino de Ciências na UnB e, atualmente, como um bom filho à casa torna, sou mestranda em Ensino de Ciências na UEG", completa Raíssa.
João Soares se graduou em 2016 e diz que ser professor era uma meta profissional. "Eu não poderia ter escolhido lugar melhor, tive excelentes professores que me motivaram a seguir a carreira acadêmica, incluindo mestrado e doutorado, e me incentivaram a me tornar um profissional que busca qualidade e compromisso no exercício da docência", afirma João.
Ingresso
Quem quiser cursar Licenciatura em Física na Universidade Estadual de Goiás pode entrar de três formas diferentes:
* Vestibular (a forma mais comum);
* Transferência interna (de outro curso da UEG) ou externa (de outra Instituição de Ensino Superior);
* Seleção de portadores de diploma de curso de graduação.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (62) 3328-1139/1116 ou pelo e-mail campus.central@ueg.br.
(Comunicação Setorial|UEG)