Diante de tantas opções de cursos ofertados pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), saber qual escolher é um grande desafio. A vocação por determinada área poderá ajudar o estudante nessa decisão.
Abrindo a série sobre os cursos da UEG, hoje apresentaremos a você a graduação em Administração. É um curso ideal para quem quer ser gestor ou empresário. Atualmente o curso é ofertado pela UEG de modo presencial em Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Luziânia, Santa Helena de Goiás e Silvânia. Vale lembrar que o curso também é ofertado na modalidade de educação a distância pelo Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear).
O estudante de Administração da UEG terá acesso a uma formação que envolve questões científicas, técnicas, sociais, econômicas, produtivas e de gestão, a fim de aprimorar o processo de tomada de decisões. O administrador poderá atuar em instituições públicas e privadas, em setores como comércio, indústria, prestação de serviços e consultoria.
Depoimentos
Graduado em Administração pela UEG em 2000, o diretor do Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas, professor Rodrigo Messias de Souza, afirma que a profissão de Administrador ganhou um significativo protagonismo nestes tempos de pandemia. O profissional se destacou criando oportunidades no momento de crise e desenvolvendo soluções que mantiveram as empresas em funcionamento na ruptura que o isolamento social impôs. "A UEG promove o ensino em Administração capacitando os alunos para fazer diferença na sociedade, melhorando a vida das organizações públicas e privadas e das pessoas que trabalham nelas", explica.
Para a coordenadora central do curso de Administração da UEG, professora Fabiana Custódio e Silva, a importância da profissão e do profissional da Administração está em sua orientação empreendedora, voltada à identificação e solução de demandas da sociedade por meio do emprego de ferramentas que fundamentam o exercício de sua atuação profissional. "A profissão se destaca das demais por ter em sua base de sustentação o trabalho em equipe, pela habilidade que todo profissional da área de Administração tem para formular, analisar e resolver problemas, pela autonomia intelectual e pela capacidade de comunicação que o curso capacita seus discentes", salienta Fabiana.
No oitavo período do curso, Gabriel Valle Neves Carneiro é um entusiasta quando fala sobre a profissão. Quando estava na metade do curso, Gabriel, motivado pela sua visão empreendedora e da graduação, resolveu abrir uma empresa que produz caricaturas personalizadas em presentes e brindes. "O curso é completo e abrange várias áreas. A gente aprende a ter uma visão global de uma empresa para entender de tudo um pouco para que isso nos possibilite fazer a gestão de forma adequada", destaca o acadêmico.
Formado em Administração pela UEG, em 2001, Abel Dantas diz que, aliado à bagagem que já tinha na área da gestão, encontrou na Universidade os caminhos para a evolução profissional. "Contei com a orientação de professores com experiências e históricos, tanto na área docente como também executivos de carreiras nas iniciativas pública e privada", lembra. Hoje, Abel é vice-presidente de um grupo que atua em Goiânia nos setores imobiliário, indústria de embalagens, carcinicultura (criação de camarão em cativeiro) e pecuária. Antes de entrar na empresa, o egresso atuou por 38 anos em diversas empresas. "Toda a base foi construída na UEG, à qual serei eternamente grato", diz.
Ingresso
Quem quiser cursar Administração na Universidade Estadual de Goiás pode entrar de três formas diferentes:
Vestibular (a forma mais comum),
Transferência interna (de outro curso da UEG) ou externa (de outra Instituição de Ensino Superior),
Seleção de portadores de diploma de curso de graduação.
(Comunicação Setorial|UEG)