Uma solenidade na manhã desta quarta-feira, 17, em Goiânia, marcou a assinatura de um convênio entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para a oferta de vagas para o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC), por meio de processo seletivo interno de servidores licenciados com vínculo efetivo na Secretaria.
Serão ofertadas 18 vagas para o Mestrado para atender professores da Educação Básica da rede pública estadual de ensino, promovendo a formação continuada desses profissionais, que terão oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa nas linhas do Programa. Haverá edital específico e indicação de servidores pela Seduc.
Para a secretária da Educação, Fátima Gavioli, esse é um momento histórico. "Sei que esse é o primeiro passo e espero que daqui para frente a gente consiga aumentar o número de participantes e aumentar essas parcerias. É muito prazero aumentar a nossa parceria com vocês e ter os seus professores trabalhando com os nossos", afirma.
Em sua fala, o reitor da UEG, professor Antônio Cruvinel destaca que a Universidade tem como missão ser a indutora da formação. "Temos a capacidade intelectual para isso e devemos estar a serviço para cumprir essa missão. A expectativa é que tenhamos cada vez mais parcerias com a Seduc", ressalta.
Já o deputado estadual, Virmondes Cruvinel, no evento representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Lissauer Vieira, destacou que o emociona buscar melhorias para a educação do Estado de Goiás. "É um ato muito importante. É esse o nosso anseio, a UEG estar além dos muros, a UEG estar além das salas de aula. E a Universidade se conectando aqui com a Seduc estará se conectando com todo o Estado por meio dos alunos", afirma. O deputado ainda finalizou sua fala anunciando que ele e o presidente da Alego disponibilizarão, cada um, emendas parlamentares de R$ 100 mil voltadas ao PPEC.
Compareceram também à solenidade de assinatura os diretores de institutos acadêmicos da UEG, Michelle Vieira, Joilson Reis, Rodrigo Messias e Marcos Vinícius Ribeiro, os pró-reitores, Raoni Ribeiro e Fábio Santa Cruz, o coordenador do Mestrado em Ciências da UEG, Plauto Simão de Carvalho, e as docentes do Mestrado, professoras Sabrina Miranda, Solange Xavier e Juliana Simião. Ainda participaram a superintendente do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais de Educação, Rita de Cássia Ferreira, o gerente de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, Wagner Alceu Dias, e o ex-diretor do Instituto Acadêmico de Licenciaturas da UEG, professor Francisco Manoel Bezerra.
Convênio
O coordenador do Mestrado em Ciências da UEG explica que alguns pontos importantes do convênio merecem destaque. “A participação ativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, que identificou o potencial de inovação do PPEC é um desses pontos relevantes”, salienta. O coordenador também enumera como relevantes o desenvolvimento de produtos educacionais para contribuir para a qualidade do ensino e de processos educacionais e ainda a aproximação da Universidade com a escola que contribui para a formação continuada de professores.
O convênio terá duração de cinco anos (2022-2026) e estabelece previsão orçamentária na ordem total de R$ 507 mil distribuídos em 3 eixos: bolsas de estudos; tecnologia, desenvolvimento e conteúdo; formação de recursos humanos e internacionalização. Os recursos serão custeados pelo Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação, através de transferência financeira para a Universidade Estadual de Goiás.
O mestrado
O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) da Universidade Estadual de Goiás tem por objetivo contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na formação continuada de professores, considerando perspectivas curriculares e práticas pedagógicas. Também pretende investigar e desenvolver metodologias e estratégias para o ensino e aprendizagem relativos, principalmente, à educação básica, bem como, desenvolver produtos técnicos na área de ensino que possam ser utilizados por professores e profissionais em espaços formais e não formais, avaliar materiais didáticos e paradidáticos, práticas experimentais, e novas tecnologias de informação e comunicação para melhorar o ensino de Ciências.
As linhas de ensino e pesquisa do PPEC são “Formação de professores em ensino de Ciências” e “Metodologias e recursos educacionais para o ensino de Ciências”. As pesquisas envolvendo o Ensino de Ciências nas áreas de “formação de professores” e “estratégias metodológicas e recursos educacionais” são desenvolvidas no âmbito do Estado de Goiás com impacto direto em professores da rede pública e privada de ensino.
Segundo o coordenador do Mestrado, professor Plauto Simão, os projetos desenvolvidos por professores e alunos reforçam o perfil do programa de interação com a sociedade e com o mercado de trabalho, com intervenções nas escolas e elaboração de materiais e processos, por meio de produtos educacionais que apresentam impacto relevante na sociedade, contribuindo para a melhoria do ensino de Ciências no Estado de Goiás e no Brasil.
(Comunicação Setorial | UEG)