Ao comemorar um ano de atividades, o projeto de pesquisa e divulgação científica Observatório do Estado Social Brasileiro, uma parceria entre a UEG, a UFG e o IFGoiano, amplia suas plataformas de divulgação de conteúdos.
O projeto iniciado em abril de 2020 com o lançamento de uma plataforma on-line de dados, que oferece ao público em geral acesso a resultados e relatórios da pesquisa, entrevistas, dados estáticos e estatísticas georreferenciadas, ampliou suas redes de divulgação científica com o lançamento do canal Porque o Estado Importa! nas redes YouTube e Spotify.
Por intermédio das duas novas plataformas de divulgação científica, a equipe de pesquisadores, que conta com a participação da docente Tathiana Salgado da UEG, tem se esforçado para produzir e divulgar informações e pesquisas sobre a importância do Estado Social Brasileiro. A equipe planeja e produz, a partir de critérios técnicos e científicos, vídeos animados e áudios que versam sobre diversos temas importantes para a sociedade, como a importância do Sistema Único de Saúde e da universidade pública, a valorização dos profissionais da educação e a importância do servidor público, entre outros.
Até o momento, já foram produzidos 12 vídeo animações, dentre elas, a série Geografia do SUS, composta por três vídeos que debatem a importância dos serviços públicos prestados à sociedade pelo SUS.
Conheça a série Geografia do SUS:
𝐆𝐞𝐨𝐠𝐫𝐚𝐟𝐢𝐚 𝐝𝐨 𝐒𝐔𝐒 - 𝐏𝐚𝐫𝐭𝐞 𝟏: 𝐎 𝐒𝐢𝐬𝐭𝐞𝐦𝐚 𝐏ú𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨
𝐆𝐞𝐨𝐠𝐫𝐚𝐟𝐢𝐚 𝐝𝐨 𝐒𝐔𝐒 - 𝐏𝐚𝐫𝐭𝐞 𝟐: 𝐀 𝐯𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚çã𝐨 𝐩ú𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚
𝐆𝐞𝐨𝐠𝐫𝐚𝐟𝐢𝐚 𝐝𝐨 𝐒𝐔𝐒 - 𝐏𝐚𝐫𝐭𝐞 𝟑: 𝐎𝐬 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐢𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐚 𝐬𝐚ú𝐝𝐞
Segundo a professora Tathiana Salgado, o último vídeo lançado, denominado O novo mapa da fome, traz um triste e urgente alerta a toda sociedade brasileira, o retorno da fome. "Não por falta de produção no campo ou nas fábricas, mas pela falta de renda para comprar comida que atinge milhões de famílias brasileiras, situação agravada pela crise sanitária da covid-19 e pela falta de habilidade do Governo Federal em lidar com essa crise", salienta a professora Tathiana, coordenadora da UEG no projeto.
Novidades
Tathiana explica ainda que o projeto, em suas diferentes frentes de divulgação, contribui com dados que podem subsidiar políticas públicas além de oferecer ao público um instrumento político que permite discutir e acompanhar, por meio de um conjunto variado de informações, em diferentes escalas, as ações do Estado Social brasileiro. "Estamos preparando um conjunto de novidades e atualizações dos dados que serão disponibilizados a partir do mês de maio", destaca.
Entre as novidades, uma live será realizada no dia 10 de maio, às 19 horas, com o tema "Fome, Renda e Trabalho", com transmissão pelo canal Porque o Estado Importa. Haverá certificação de duas horas e sorteio de livros para os participantes. A conversa contará com a participação dos professores Islândia Bezerra, da Universidade Federal de Alagoas, e Antônio Thomaz Júnior, da Universidade Estadual Paulista, com mediação dos professores Tadeu Arrais, da UFG, e Murilo Mendonça da UEG.
Os dados estáticos e dinâmicos do Observatório do Estado Social Brasileiro podem ser conferidos no site.
(Comunicação Setorial|UEG)