Alunos do cursos de Design de Moda da Unidade Universitária de Trindade da Universidade Estadual de Goiás (UEG) estão desenvolvendo o projeto Moda UEG + Solidária, que acontece no âmbito da campanha Seja UEG – Seja Solidário e visa produzir máscaras para contenção da disseminação do coronavírus que serão doadas para o público interno da universidade e para a comunidade do município de Trindade.
A ação, que é coordenada pela professora Carla Barros Nascimento, coordenadora dos cursos de Design de Moda de Trindade, conta com o apoio do diretor do Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas, professor Antônio Cruvinel; do coordenador da UnU Trindade, Fábio Barbosa Rodrigues; e da professora de Costura dos cursos de Bacharelado em Design de Moda e Tecnologia em Design de Moda, Marilda Maria de Souza Barros.
Para a confecção das máscaras estão sendo utilizados tecidos de refugos de confecção - retalhos que seriam descartados, prezando pelo reaproveitamento de materiais, com foco na sustentabilidade -, além de materiais já existentes na Unidade, que seriam utilizados em atividades durante as aulas do primeiro semestre dos cursos de Design de Moda de Trindade.
Até o momento, já foram produzidas 600 máscaras de algodão com dupla camada das quais 80 foram doadas para o público interno da UnU Trindade – técnicos administrativos e docentes; 100 foram doadas para um projeto social que distribui sopa para pessoas em vulnerabilidade econômica; e 150 foram doadas para o projeto Mãos Estendidas, que distribui cestas básicas para a população carente das cidades de Trindade e Senador Canedo. As demais 320 máscaras estão sendo finalizadas e serão em breve distribuídas para a população carente do município de Trindade.
Para a produção, os discentes, que costuraram as máscaras em suas casas, doando assim o seu tempo e a sua mão de obra, receberam o material para confecção e orientações sobre como produzir as máscaras de forma segura.
De acordo com a professora Carla Barros Nascimento, como desdobramento da ação Moda UEG + Solidária acontece o processo formativo dos discentes que participam do projeto. "A ação ainda possibilita a criação de uma fonte de renda extra com a produção de máscaras caseiras e sua comercialização, o que aconteceu com a maioria dos discentes que participaram da ação", completa.
(Comunicação Setorial|UEG)