Coordenada pela professora Dra. Cibelle Kayenne Martins Formiga, da Unidade Universitária de Goiânia – Eseffego, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), uma pesquisa que auxilia na detecção do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) foi finalizada em abril deste ano, depois de dois anos.
A pesquisa validou um instrumento de baixo custo para triagem do desempenho motor de crianças em idade escolar para auxiliar na detecção do TDC no ambiente de escolas públicas.
Segundo a professora Cibelle, ao realizar a pesquisa foram considerados itens como coordenação motora, desempenho funcional, equilíbrio, habilidades motoras, composição corporal, imagem corporal, qualidade de vida, flexibilidade, entre outras variáveis. Ao final das avaliações foi realizada a entrega dos relatórios dos resultados das avaliações para os pais e para as escolas. Nessa etapa dos trabalhos de pesquisa, foi ministrada uma palestra em cada escola participante com orientações para identificação de problemas na coordenação motora e formas de estimulação da coordenação e desenvolvimento infantil. Foi preparado e entregue um folheto informativo com dicas e sugestões de atividades para serem realizadas em casa com a criança.
Os pais das crianças que apresentaram dificuldades na coordenação foram orientados para melhor estimular seus filhos. "O envolvimento entre família e escola é um forte aliado na prevenção de problemas no desenvolvimento das crianças", ressalta Cibelle Formiga. As crianças que participaram da pesquisa tiveram a autorização dos responsáveis por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, conforme solicitação do Comitê de Ética.
Para ser realizada, a pesquisa contou com fomento do Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), no âmbito do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS). Além do fomento por meio do edital do PPSUS/2017 no valor de R$ 50 mil, o projeto contou com apoio financeiro da Fapeg e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na concessão de bolsas de mestrado e doutorado dentro do projeto.
A equipe de pesquisa é composta ainda por três graduandos do curso de Medicina (Faculdade de Medicina/UFG), nove alunos de Iniciação Científica (IC) do Curso de Fisioterapia (UEG-Eseffego), dois alunos (Thiago Weyk de Oliveira Beliche e Leonardo Alves Rezende) do Programa de Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde (PPGCAPS/UEG), uma aluna de doutorado (Thailyne Bizinotto) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS/UFG) e contou com a colaboração de docentes do Curso de Fisioterapia da UEG (profa. Dra. Tânia Hamu) e da Faculdade de Medicina da UFG (prof. Dr. Celmo Celeno Porto).
"O curso de Fisioterapia da UEG tem grande potencial de pesquisa e produção científica. Por meio da parceria entre Universidade e Fapeg é possível colocar em prática os nossos projetos a serviço da sociedade e produzir ciência de qualidade. O apoio da Fapeg foi fundamental para a execução da pesquisa", finaliza a professora Cibelle Formiga.
TDC
A criança com o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) apresenta dificuldades motoras que ocorrem na ausência de diagnósticos físicos ou neurológicos conhecidos. Segundo a professora Cibelle, em geral, os principais sinais são lentidão e imprecisão dos movimentos e esse atraso motor pode levar a criança a ser rotulada como preguiçosa, descoordenada, desmotivada, desajeitada e, além de problemas de aprendizagem, ela pode desenvolver complicações no campo social, emocional e comportamental, ficando mais suscetível a sintomas de depressão, isolamento social, de fracasso e frustração na adolescência e fase adulta. "Quanto mais precocemente o problema for identificado, menor será o impacto na vida dessas crianças", salienta a professora e pesquisadora.
(Comunicação Setorial|UEG, com informações da Fapeg)