Estão abertas, até 31 de agosto, as inscrições para os interessados em se apresentar na edição online do Festival de Cultura da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
O evento, a ser realizado em setembro em formato remoto por conta da pandemia de covid-19, é organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PrE) e a UEG TV.
O Festival de Cultura da Universidade Estadual de Goiás é um evento constituído para expor e difundir os talentos que residem no ambiente universitário. Por meio dele, pretende-se abrir o espaço da universidade para os valores culturais locais, difundidos no campo da música, literatura, audiovisual, dança, teatro, fotografia e manifestação da cultura tradicional, colocando-os em contato com a comunidade em geral.
A edição deste ano, que também conta com o apoio do CriaLab|UEG e da Rede de Cultura Ipes-GO, será realizada de forma online e transmitida pela UEG TV.
Cultura e pertencimento
De acordo com o reitor da UEG, professor Valter Campos, o Festival de Cultura é um evento extremamente importante por se tratar de uma atividade de extensão e pedagógica que possibilita processos formativos e o desenvolvimento cultural e artístico da comunidade acadêmica. "É uma ótima oportunidade para promover o acesso a manifestações artísticas, incentivar o surgimento de novos valores e manter vivas as tradições culturais de Goiás. Tudo isso, num contexto de desvalorização da cultura, exatamente quando ela é essencial para atenuar a dor e desesperança em tempos de pandemia", completa.
A professora Adriana Ribon, pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da UEG, destaca a importância do Festival, que cria um espaço que reforça o pertencimento da comunidade acadêmica à Instituição da qual participa. "O Festival de Cultura da UEG proporcionará momentos exitosos e prazerosos que contribuirão positivamente no processo formativo de nossos estudantes com o objetivo de envolver toda a comunidade e proporcionar a valorização e divulgação de atividades que expressem as diversidades artístico-culturais nesse momento de necessidade de isolamento social", reitera.
Já o professor Marcelo Costa, coordenador de Radioteledifusão da UEG TV, explica que as universidades são plataformas de arte e cultura. De acordo com ele, as ações de ensino, pesquisa e extensão são espaços férteis para o desenvolvimento dos valores da cultura local e das artes, o que configura a Universidade como um espaço de preservação da cultura e de transformação social. "A UEG TV sente-se honrada em poder compartilhar da realização do Festival de Cultura da UEG, tendo a certeza de que a Universidade e a Cultura podem transformar as relações humanas", afirma.
Inscrições
Discentes, docentes e técnicos administrativos que tiverem interesse em participar do Festival com a apresentação de alguma performance artística devem preencher o formulário de participação até o próximo dia 31 de agosto. Após o levantamento das informações, orientaremos sobre a forma de envio ou captura do material a ser exibido no Festival e em outros projetos culturais.
Acesse AQUI o formulário de participação no Festival de Cultura da UEG - Edição 2020.
Para esclarecimentos e outras informações, favor entrar em contato com a PrE pelos e-mails pre@ueg.br e cultura@ueg.br.
Prof. Augusto Almeida, coordenador de Cultura da PrE
(Comunicação Setorial|UEG)