A diversidade religiosa e cultural presente no cerrado é o tema das discussões do primeiro Simpósio Nacional Saberes e Expressões Culturais no Cerrado: Devoção e Diversão nas Tradições Culturais Populares. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais (FIFAT), de 27 a 29 de agosto, em Pirenópolis. Organizado pelo Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em parceria com o câmpus da UEG em Pirenópolis, o evento tem como objetivo articular os diversos saberes e espaços culturais existentes no centro-oeste.
O Simpósio está dividido em eixos temáticos que abordam desde os símbolos culturais às relações entre o sagrado e o profano presentes nas manifestações populares. A programação do evento contará com apresentações culturais, conferências, mesa-redonda, exibição de vídeos e exposição fotográfica. Além de simpósios internos e lançamento de livros.
Programação
Na manhã do dia 27 a conferência de abertura discute as relações entre o Carnaval e a Cultura Popular. À tarde a programação continua com uma mesa-redonda sobre políticas públicas voltadas à promoção da cultura popular. No dia 28, entram na pauta as Folias de Reis e os Mestres Griô; e no dia 29, encerrando o evento, ocorre a conferência Diversão nas Tradições Culturais Populares: Artes de Festejar. A programação completa está disponível no site do evento: www.sinasec.ueg.br.
(CGCom|UEG)